Ceará sai atrás, mas busca empate com Atlético-GO na Arena Castelão pela Série A de 2022

A partida ocorreu neste domingo (26) na Arena Castelão

Legenda: O Ceará buscou o empate contra o Atlético-GO em 1 a 1 na Arena Castelão
Foto: Fabiane de Paula / SVM

O Ceará empatou com o Atlético-GO em 1 a 1, neste domingo (26), pela 14ª rodada da Série A de 2022. Na Arena Castelão, o time alvinegro saiu atrás no placar após gol do meia Jorginho, mas buscou a igualdade na volta do intervalo com o atacante Erick.

Na tabela, o Vovô fica na 15ª posição, com 17 pontos. Na próxima rodada, no sábado (2), recebe o Internacional em casa, às 19h. Antes, tem compromisso pelas oitavas de final da Sul-Americana: enfrenta o The Strongest, na Bolívia, na quarta (29), às 19h15.

> VEJA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A

O Atlético-GO é o 13ª colocado, com 17, mas uma vitória a mais que o Ceará: 4 x 3. O novo jogo pelo Brasileirão é domingo (3) diante do São Paulo, às 16h, em casa.

Ceará 1x1 Atlético-GO | saiba como foi o jogo

Linha do tempo da partida

0-15m do 1°T: a partida iniciou com as equipes alternando a posse de bola. Aos 5, Nino Paraíba cruzou para Lima cabecear forte. O goleiro Ronaldo defendeu em dois tempos. A resposta do Dragão foi aos 8, com Jorginho empurrando para o fundo da rede após passe rasteiro. O lance foi anulado por impedimento no árbitro de vídeo (VAR). Com o avanço do tempo, os visitantes começaram a ditar mais o ritmo do jogo.

15-30m do 1°T: o Atlético-GO se manteve com a bola, enquanto o Ceará adotou uma marcação mais forte a partir do círculo central. Aos 21, em contra-ataque, Churín arriscou de longe para defesa de João Ricardo. Melhor em campo, o Dragão abriu o placar aos 25, com Jorginho cabeceando livre após cruzamento de Hayner: 0x1. O Ceará adiantou e fez pressão na marcação, conseguindo chute para fora com Lima.

30-49m do 1°T: com o placar adverso, o Ceará tentou pressionar, mas não conseguiu ampliar a produção ofensiva. Aos 38, Hayner foi derrubado na grande área e teve pênalti marcado pelo árbitro Douglas Marques (SP). A checagem do VAR indicou um impedimento do lateral-direito no lance, anulando a marcação. A equipe alvinegra investiu ainda na bola aérea, sem êxito. No apito final, a torcida vaiou a equipe.

Intervalo

0-15m do 2°T: na volta do intervalo, o técnico Marquinhos Santos acionou Erick e Zé Roberto nas vagas de Fernando Sobral e Matheus Peixoto, respectivamente. Nas substituições, mudou o esquema para o 4-3-3. Logo aos 2, tudo igual com Erick. O atacante aproveita rebote de finalização de Zé Roberto e chuta. A bola desvia na marcação e entra: 1x1. Assim, o Vovô cresceu no jogo e pressionou pela virada.

15-30m do 2°T: o Ceará manteve a postura ofensiva. Aos 16, Lima pegou o rebote na grande área e chutou para defesa de Ronaldo. Aos 25, o Atlético-GO respondeu com Jorginho, que empurrou para o fundo da rede após passe de Wellington Rato - lance anulado por impedimento.

30-45m do 2°T: o Atlético-GO paralisou o jogo em momentos seguidos para pedido de atendimento aos atletas, o que esquentou o clima em campo e paralisou a partida. Na tentativa de buscar a vitória, Cléber também entrou no jogo. O grande lance foi aos 48, quando Zé Roberto girou contra a marcação e chutou para defesa de Ronaldo. Assim, tudo igual na Arena Castelão.

Escalações

  • Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral (Erick), Richardson e Richard; Vina, Lima (Cléber) e Matheus Peixoto (Zé Roberto). Técnico: Marquinhos Santos.
  • Atlético-GO: Ronaldo; Hayner, Edson, Ramon e Jefferson; Edson (Lucas Lima), Marlon Freitas e Jorginho (Shaylon); Airton (Wellington Rato), Luiz Fernando (Léo Pereira) e Churín (Rickson). Técnico: Jorginho.

Veja também

Ficha técnica | Ceará 1x1 Atlético-GO

  • Competição: Série A do Brasileiro - 14ª rodada.
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE.
  • Data: 26 de junho de 2022.
  • Gol: Jorginho aos 25´/1º T (0-1) e Erick aos 02´/2º T (1-1) 
  • Cartões amarelos: Messias, Vina e auxiliar Edson Borges (Ceará); Ramon, Airton e técnico Jorginho (Atlético-GO).
  • Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP).
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
  • VAR: Wagner Reway (PB).