TV Diário estreia, nesta segunda-feira (14), nova atração voltada para o público infantil

Turminha Diário é composta por personagens inspirados em ícones da cultura cearense

Escrito por Ana Beatriz Farias , beatriz.farias@tvdiario.tv.br

Você começa assistindo a alguns bonecos conversando entre si e vivendo aventuras bem típicas da infância e, quando menos espera, já está viajando pela história do Ceará e pelas belezas do Estado. A Turminha Diário é composta por personagens inspirados em grandes ícones da cultura cearense.

"Zé" é a homenagem do programa ao escritor José de Alencar. Um menino de nove anos inteligente, apaixonado por literatura e conectado com as novidades da tecnologia.

Já a "Ceminha", inspirada na lendária índia Iracema, traz à turminha o amor à natureza e aos animais. Nascida no Ipu, ela hoje é moradora da Praia de Iracema e traz a ecologia para a pauta da atração infantil. O "Marzinho" aparece vestido de capoeirista, deixando claro a paixão que tem pela arte que mistura luta, esporte, dança e música.

O personagem, filho de pescador, é uma alusão ao abolicionista Dragão do Mar. Completando a turma, com muito bom humor, tem o "Bodim do Cariri", homenageando o bode Ioiô, personagem marcante da cultura popular cearense.

Juntos, os quatro aprontam as traquinagens mais típicas da infância, traçam planos e fazem brincadeiras.

Ao decorrer das histórias vividas pelos bonecos, o telespectador é levado, de uma forma lúdica, ao encontro de informações sobre a história cearense, as praias do Estado e diferentes aspectos da cultura popular.

Uma das missões da atração, de acordo com a gerente de marketing do Sistema Verdes Mares, Adamir Macedo, é

"resgatar a tradição e reforçar a autoestima do cearense, porque quando o cearense se diverte junto com o filho, a gente fortalece essa relação de pais e filhos e, quando a gente consegue fortalecer essa relação com tradições e culturas do Ceará, isso fica ainda mais forte".

Para que as raízes locais sejam evidenciadas da forma mais genuína possível, a produção é completamente feita no Estado: "Desde o batismo do nome até a costura do pano que faz os bonecos, passando pelo câmera que opera e pelas vozes das crianças que são também do Ceará", explica Adamir, deixando claro que a ideia foi tida e desenvolvida por completo na terrinha.

Animações

O programa Turminha Diário segue com a exibição matinal de desenhos animados que marcaram gerações, como "Corrida Maluca", "Penélope Charmosa", "Os Flintstones", "Batman", entre outros títulos.

O que muda com a chegada dos personagens regionais é que, a partir de agora, as atrações serão anunciadas por Ceminha, Zé Alencar, Bodim e Marzinho.

Conheça os personagens:

Zé Alencar

É um menino muito estudioso que criou um canal na internet para compartilhar suas descobertas nos passeios que faz pelo Estado. Conectado, ele também tenta vencer a timidez e fazer novos amigos.

Marzinho

É capoeirista desde pequeno e adora praticar as mais diversas modalidades esportivas. Nasceu em Canoa Quebrada, mas hoje mora em Fortaleza, onde seu pai virou guia turístico e leva visitantes para conhecer o litoral cearense.

Ceminha

Adora a natureza e os animais. É apaixonada pela cultura indígena desde que conheceu a Cacique Pequena, primeira mulher a se tornar líder de uma tribo indígena no Brasil. Cheia de atitude, ela envolve todos em sua missão de ajudar na preservação dos recursos naturais do Ceará.

Bodim

Do Cariri, é um bode alegre e brincalhão que veio parar em Fortaleza. Depois de deixar a terra natal, encantou-se pelas belezas da Capital e decidiu arrumar um jeito de conhecer todo o Ceará. Com nosso humor típico, Bodim faz todos "berrarem" de rir.

Serviço

Programa Turminha Diário (TV Diário, 22.1). Canais fechados: Multiplay: 22, Sky: 322.1, NET: 183 (Todas as capitais do NE + Belém), Oi TV: 129 (Todas as capitais do Brasil). Segunda a sexta, de 7h15 às 12h; aos sábados, de 6h50 às 11h; e, aos domingos, de 10h ao meio dia.

Assuntos Relacionados