Série "You" capta a atenção do espectador com trama ágil; veja resenha

Fenômeno das últimas semanas, a série disponível na Netflix traz personagens complexos

Escrito por Mylena Gadelha , mylena.gadelha@diariodonordeste.com.br

Séries nas quais o protagonista figura no papel de vilão da história não são mais novidade. Mas, You, lançamento do canal Lifetime e disponibilizada na Netflix nas últimas semanas, é eficaz ao mostrar a força de um enredo viciante, mesmo que as premissas iniciais não sejam revolucionárias.

Com contornos de thriller psicológico, a trama adaptada do livro de Caroline Kepnes introduz um personagem stalker, que persegue, vigia e faz de tudo para entrar na vida da mulher pela qual diz nutrir sentimentos.

É assim que o espectador é apresentado a Joe Goldberg, vivido pelo já conhecido Penn Badgley, ator que interpretou Dan Humphrey em Gossip Girl. De início, ele parece um cara normal, encantado com a beleza da jovem escritora Guinevere Beck (Elizabeth Lail), cliente da livraria em que ele trabalha.

Mas não se engane, o vendedor de livros esconde uma face obsessiva e psicopata por trás da gentileza aparente.

Personalidade

Uma simples checagem nas redes sociais e a descoberta do endereço até chegar à invasão da rotina de Beck são algumas das atitudes de Joe que mostram, aos poucos, a personalidade doentia e destrutiva do personagem. Justamente nesta questão, a série capta toda a atenção de quem assiste.

Mesmo com a repulsa pelas atitudes do protagonista, a vontade de saber do que ele é capaz parece ser o combustível para consumi-la com ainda mais rapidez.

Beck também não é o que se espera da mocinha de uma história. Faz escolhas erradas, mente e é cercada de relações problemáticas, seja com o pai ou com as amigas de longa data.

Chega a ser um exercício difícil se afeiçoar a estudante - ou a qualquer outro personagem da série - por conta das atitudes que ela toma quando a vida parece estar finalmente fazendo sentido. Entretanto, também é possível se emocionar com o sofrimento da garota diante da perseguição.

Junte essa mistura de emoções, quando não se sabe o que sentir de fato pelos envolvidos na série, a um roteiro que une os acontecimentos de forma graciosa, sem perder o mistério e os pontos altos ao final de cada episódio.

Além disso, o encerramento triunfal, mesmo quando se acha poder crer no esgotamento de todas as narrativas, é o grande motivo para acreditar na força da segunda temporada. Certamente uma aposta para ver o desenvolvimento de outros personagens, como Paco (Luca Padovan), por exemplo, e descobrir até onde Joe pode ir.