Reinado inabalável

Aposentada das passarelas há mais de três anos, Gisele Bündchen lançou, esta semana, a autobiografia "Lessons - My Path to a Meaningful Life"

Escrito por Redação ,

É inevitável. Quando o assunto são os grandes ícones da passarela, Gisele Bündchen é o primeiro nome que vem à mente - mesmo aposentada. A gaúcha de 38 anos, que desde 2015 não tem os desfiles como profissão, conquistou um espaço único no mundo fashion e continua sendo espelho para modelos das novas gerações.

Na última terça-feira, ela lançou a autobiografia "Lessons - My Path to a Meaningful Life". Além de abordar a carreira de sucesso, o livro tem como proposta ser uma visita ao lado mais íntimo de Gisele. "Lembrar de várias histórias que estavam adormecidas em mim me fez sentir vulnerável e emotiva, mas, ao olhar para as minhas sombras e inseguranças, aprendi a me aceitar e me amar de uma maneira mais profunda", revelou em sua conta no Instagram. Ela ainda anunciou que os lucros do livro serão destinados ao projeto "Água Limpa", iniciativa pessoal da modelo, que ajuda a conservar as fontes de água para o futuro.

Carreira

Foi aos 14 anos de idade que o talento de Gisele chamou a atenção de olheiros de agência de modelos, enquanto a jovem fazia uma espécie de desfile de debutantes em sua formatura do Ensino Fundamental. Demorou pouco para que ela se tornasse conhecida e adorada mundo afora, recebendo, em 2000, o título de "Modelo do Ano" pela Vogue. De lá pra cá, esse e muitos outros títulos viraram rotina - dentre eles, vale citar o de mulher mais bem paga do mundo, por doze anos consecutivos (entre 2004 e 2016), segundo a revista Forbes.

Queridinha dos maiores nomes da alta-costura mundial, Gisele coleciona trabalhos para grifes como Bvlgari, Versace, Dolce & Gabbana, Valentino, Ralph Lauren e Victoria's Secrets, marca de lingerie para a qual trabalhou exclusivamente por cinco anos.

Também chama atenção a frequente aparição em capas de revistas. Estima-se que ela tenha sido "cover girl" de pelo menos 500 publicações, de Marie Claire e Vogue a Forbes e Rolling Stone. Somado ao império construído nas passarelas e campanhas publicitárias, a brasileira tem ainda experiências no cinema, com participações em "Táxi" (2004) e "O Diabo Veste Prada" (2006).

Filantropia

Se por um lado Gisele é vista como estrela fashion máxima, fora dos holofotes ela se ocupa com o ativismo social. Envolvida especialmente com questões ambientais e de sustentabilidade, ela é, desde 2009, embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Para além das nomeações, recordes, homenagens e prêmios que recheiam e engrandecem a carreira de Gisele Bündchen, uma coisa é certa de se dizer: a brasileira construiu um legado e hoje carrega grandiosidade que números não dão conta de mensurar.

Assuntos Relacionados