Portugal com DNA cearense

Forró, sertanejo e funk ganham palco principal da Altice Arena, em Lisboa. Cantores brasileiros levaram novos repertórios e relembraram sucessos das carreiras

Escrito por João Lima Neto , joao.lima@diariodonordeste.com.br
Legenda: Palco "O Mundo é Mix" levou imagens de edições do Brasil , além de iluminar o as apresentações com projeções visuais

MúsicaFestival Villa Mix desembarcou neste mês na Europa por meio de Portugal. Depois da estreia, os promotores revelaram projetos de expansão da rota europeia para 2019. O evento nasceu em Goiânia, mas parte dos artistas e das empresas produtoras leva o sangue cearense por cidades do Brasil, Paraguai e agora para as capitais do Velho Continente.

Nesta primeira edição, mais de 20 mil pessoas, entre estrangeiros e brasileiros que vivem em Lisboa, sentiram de perto o som dos cantores Wesley Safadão, Blaya, Kevinho e das duplas Mateus e Kauan e Jorge e Mateus. Mais um ano em Portugal, Safadão relembrou sucessos da carreira e apresentou as canções do novo álbum "WS Mais Uma Vez".

"Estamos quebrando barreiras. O que está acontecendo em Portugal vai ocorrer em várias cidades. O público maior é sempre o brasileiro, mas tem português, francês e suíço. A gente estima em 40% de estrangeiros. Na França, fiquei surpreso com os fãs atualizados até mais do que fãs de algumas regiões do Brasil", comemorou Wesley, que fez turnê por Londres, Paris e Zurique.

A portuguesa Blaya, nascida em Fortaleza, foi uma das surpresas do lançamento da festa na Europa. Ainda bebê, a família da cantora se mudou para Lisboa - o pai era jogador de futebol. Da terra natal, herdou os traços no rosto, além do swing brasileiro. "Sempre que vou ao Ceará, o forró fica próximo da minha música. Já faz alguns anos que não vou. Estive recente no Rio de Janeiro. Da música, lembro muito da banda Calcinha Preta", ressaltou Blaya.

Para Pedro Neto, diretor do Villa Mix, a estratégia de internacionalizar o festival já se revelou uma aposta ganha. "Esgotar a primeira edição do evento faltando ainda uma semana para a realização foi um feito extraordinário, com o qual ficamos muito satisfeitos", reforça.

Legenda: No repertório, Wesley Safadão cantou sucessos do "WS em casa", "WS mais uma vez" e "WS in Miami Beach"

O empresário André Camurça, um dos diretores da Social Music, revelou que a presença do público surpreendeu, em dez vezes, as expectativas. "Em 2019, já projetamos o evento em locais abertos". Nos próximos meses, a produtora deve iniciar os estudos das novas cidades europeias que vão receber a programação. "Escolhemos fazer a edição "O Mundo é Mix" para levar o sentimento de ser algo global. No Brasil, uma versão mais voltada pela pluralidade da música está seguindo forte", declarou André Camurça.

Garota Vip

O Villa Mix também animou o cantor Wesley Safadão a levar uma das festas dele ao público europeu. O Garota Vip percorrerá o velho continente. O evento do cantor cearense nasceu em Fortaleza e, atualmente, passa pelas principais capitais do Brasil.

Em entrevista exclusiva, o forrozeiro revelou o planejamento de uma edição com o empresário Renan Nóbrega da Luan Promoções. "Eu fico louco aqui. Desde que fiz a primeira turnê, senti a necessidade de trazer o Garota Vip".

Wesley Safadão programou agenda de quatro dias na Europa. Ele se apresentou pela primeira vez na França, no icônico Cabaret Sauvage, inaugurado em 1977. Na noite seguinte, o forró tomou de conta da Stadthalle Dietikon, em Zurique (Suíça). Dia 5, foi a vez de Lisboa (Portugal). O último show foi na badalada Londres (Inglaterra) no Forum Theatre, construído em 1934, utilizado originalmente como um cine de art déco.

Na primeira quinzena de setembro, o artista divulgou o novo álbum com 12 canções inéditas, entre elas "Só para Castigar" que, assim que foi lançada, atingiu o segundo lugar no Hot 100 Brasil da Billboard.

20 mil pessoas

lotaram a Altice Arena. Os ingressos esgotaram com uma semana de antecedência. Artistas, jogadores de futebol e influenciadores digitais estiveram presentes em diferentes áreas do evento

* O jornalista viajou a Lisboa a convite da Social Music

Assuntos Relacionados