Candidatos falam das mudanças de hábitos para o Enem

Os estudantes João Pedro Mendes e Rayane Moura contam como estão se preparando; veja também dicas de relaxamento antes da prova

Escrito por Redação ,

João Pedro Mendes, 17 anos, candidato ao curso de Medicina, diz ter um relacionamento muito compreensivo com os pais em relação aos estudos. Ao longo da sua vida escolar, sempre foi incentivado pela família. Para o vestibular, portanto, João garante não ter recebido cobranças extras. "Eles compreendem a minha rotina cansativa do terceiro ano, e não exigem muito de mim. Até porque veem que me esforço".

>Preparação para o Enem inclui relaxamento, alimentação e lazer

O candidato lembra que está usando as redes sociais de um modo mais moderado e focado. "Comecei a seguir perfis de notícias, de jornais para me informar mais. Nas provas (do Enem) cai muito (conteúdo) sobre atualidades".

Legenda: Rayane Moura deseja cursar Letras ou Jornalismo
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

A estudante Rayane Moura Freire, 17 anos, também revelou autonomia a respeito dos preparativos para o Enem. Em casa, ela nunca se sentiu cobrada, pois diz ter iniciativa própria.

"Sempre estudei só, sem ninguém mandar, e isso me acalma muito", observa. Rayane celebra o apoio dos pais, tanto na rotina de estudos, como na escolha do curso (a primeira opção dela é Letras, a segunda, Jornalismo). "E isso mostra a confiança que meus pais têm em mim", complementa.

Dicas

Para evitar o branco na hora da prova, respire lenta e profundamente

Meditar, na hora da prova, ajuda a reduzir o estresse

Desapegue do resultado, tendo a consciência de que já estudou o suficiente

Antes de dormir, evite usar o celular e TV, pra diminuir os estímulos visuais

Programe a mente para um estado de autoconfiança, antes da prova

Faça algo prazeroso na véspera do exame, sem se cansar física e mentalmente

Fonte: Tauily Taunay - psicólogo

 

Assuntos Relacionados