"Não somos ladrões da lei Rouanet", diz Fernanda Montenegro durante Troféu Domingão-Melhores do Ano

Atriz foi homenageada na categoria especial, junto com Adriana Esteves e Marieta Severo; confira outros premiados

Escrito por Folhapress ,

Rio de Janeiro, RJ. Com os olhos marejados, Fernanda Montenegro fez um desabafo durante a entrega do "Troféu Domingão - Melhores do Ano", premiação do Domingão do Faustão, que aconteceu na noite deste domingo (9). A atriz disse que a classe artística não é responsável pela corrupção do país através da lei Rouanet e afirmou que é preciso buscar as gangues nos lugares em que realmente estão.

"Não é possível fazerem de nós, gente de palco, atores de TV e cinema, responsáveis pela derrocada econômica do Brasil. Estende-se, de uma forma ultrajante, uma visão negativa, torpe e agressiva em cima de nós. Não somos responsáveis pela corrupção deste país através da lei Rouanet", afirmou.

A atriz de 89 anos, que foi homenageada na categoria especial, junto com Adriana Esteves, 48, e Marieta Severo, 72, disse ainda que a profissão de ator pode não ser prioritária no mundo, mas que os artistas são libertários e dignos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mario Coelho (@mariocoelho73) em

 

"Os nossos palcos, os nossos programas de TV ligados à dramaturgia têm uma busca constante de ampliar o imaginário e da sensibilidade. Isso nos leva a uma integração de nação e de cultura. Não somos ladrões diante da lei Rouanet. Procurem os verdadeiros buracos corruptos deste país." O discurso foi ovacionado pela plateia.

Celebridades repetem os feitos de anos anteriores

Na premiação, Luan Santana, 27, ganhou seu 11º Troféu Domingão. Eleito melhor cantor de 2018, ele afirmou que está preparado para o dia em que perder o posto para outra pessoa. "Venho todos os anos esperando que eu possa não ganhar."

Legenda: Luan Santana com seu 11º troféu
Foto: Paulo Damasceno / Reprodução Gshow

Ele disse também que o prêmio serve como motivação para que melhore cada vez mais: "Eu sempre espero a luta que vem pela frente. Sou aquele cara que sempre reflete sobre o que pode fazer para surpreender os fãs mais uma vez. Fico muito feliz por cada vez que sou recompensado".

A jornalista Sandra Annenberg, 50, venceu novamente como melhor jornalista. Em 2012, 2016 e 2017, ela também ganhou o troféu.
"Esse ano foi um dos mais difíceis da minha vida, então o prêmio tem um gosto especialíssimo", afirmou. A âncora do Jornal Hoje também fez um apelo para que o público questione mais as informações que vai compartilhar nas redes, para que não dissemine fake news.

O ator Sérgio Guizé, 38, repetiu o feito de 2017. Neste ano, foi novamente o vencedor da categoria melhor ator de novela, pelo personagem Gael, de "O Outro Lado do Paraíso". "Juro por Deus que não estou acreditando. Esse personagem teve uma função social muito importante", disse, em conversa com jornalistas.

Novela "Segundo Sol" arrastou várias premiações

Os atores de "Segundo Sol", trama de João Emanuel Carneiro que deu lugar a "O Sétimo Guardião" na faixa das 21h, lideraram a lista de vencedores. Letícia Colin, 28, que interpretou a prostituta feminista Rosa na trama foi eleita melhor atriz coadjuvante. Ela concorreu com Kelzy Ecard, 52, e Cláudia di Moura, 53, que também foram muito aclamadas pela crítica e pelo público ao longo da trama. Elas interpretaram Nice e Zefa, respectivamente.

"A Rosa me fez pensar tanto sobre liberdade das mulheres, sobre o corpo ser nosso território, nosso espaço santo, sagrado e profano... Foi lindo aprender com essa personagem, me emancipar e me libertar", afirmou a vencedora à reportagem.

Chay Suede, 26, que fez par romântico com Colin na pele de Ícaro, ficou com o prêmio de melhor ator coadjuvante. As idas e vindas do casal movimentou a trama e as redes. Ele disse inclusive que o personagem foi construído a dois: por ele e por Colin.

"Não imaginava nem que eu seria indicado... Vencer então [muito menos]. Acho que o Ícaro caiu no gosto popular porque ele mostra que uma pessoa tem muitos lados, bons e ruins, qualidades e defeitos como todos nós", avaliou.

Legenda: Chay Suede é o Ator Coadjuvante de 2018
Foto: Paulo Damasceno / Reprodução Gshow

Questionado sobre o namoro com Laura Neiva, 25, com quem reatou recentemente após terem cancelado o casamento, o ator disse que não tem nada para comentar.

Pelo papel da protagonista Luzia, Giovanna Antonelli, 42, ganhou o troféu de melhor atriz de novela. Ela veio de Portugal especialmente para participar da celebração, sem saber se sairia vencedora ou não.

"Eu amo fazer mulheres guerreiras justiceiras, mas amo muito mais as malucas com temperamentos loucos. A gente acaba extravasando. Também gosto muito quando tem humor."

Luis Lobianco, 36, o querido Clóvis de "Segundo Sol", foi eleito ator revelação. Davi Queiroz, 5, que interpretou Badu, filho adotivo de Clóvis na novela, venceu como ator mirim.

Lobianco destacou o talento de Queiroz e disse que torce pelo bom desenvolvimento profissional do ator mirim. Afirmou ainda que Sal na Pele, música que marcou a trajetória de seu personagem, virou sucesso internacional.

"Acabei de voltar de Portugal [onde a novela também foi lançada]. Fiquei lá durante umas três semanas. Em toda esquina o pessoal cantava a música", vibrou.

Músicos emocionam-se com a vitória

O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, caiu no choro quando a música Largado às Traças foi eleita a melhor do ano pelo público. "Só a gente sabe o quanto sofreu, o quanto ralou e quantos 'nãos' recebemos", disse ele.

Legenda: Zé Neto e Cristiano ganharam a Música do Ano
Foto: Paulo Damasceno / Reprodução Gshow

Cristiano acrescentou: "O interior de todos os estados se identificou muito com o sertanejo e [o ritmo] acabou invadindo as capitais. O sertanejo acabou virando uma música popular brasileira".

Anitta, que foi a vencedora da categoria melhor cantora desbancando Ivete Sangalo e Iza, e Renata Vasconcellos, que concorreu com William Bonner e Sandra Annenberg no jornalismo, não compareceram à premiação. A funkeira estava em Goiânia por causa de um show e a jornalista está fora do país.

Veja abaixo a lista completa de indicados e vencedores do "Troféu Domingão - Melhores do Ano 2018", eleitos por votação popular:

ATOR DE NOVELA

Emílio Dantas (Miguel / Beto Falcão - Segundo Sol)
Sérgio Guizé - VENCEDOR (Gael - O Outro Lado do Paraíso)
Vladimir Brichta (Remy - Segundo Sol)

ATRIZ DE NOVELA
Bianca Bin (Clara - O Outro Lado do Paraíso)
Deborah Secco (Karola - Segundo Sol)
Giovanna Antonelli - VENCEDORA (Ariella / Luzia - Segundo Sol)

ATOR DE SÉRIE
Alexandre Nero - VENCEDOR (Pedro Gouveia - Onde Nascem Os Fortes)
Lázaro Ramos (Brau - Mister Brau)
Rodrigo Lombardi (Adriano - Carcereiros)

ATRIZ DE SÉRIE
Alice Wegmann (Maria - Onde Nascem Os Fortes)
Patrícia Pillar - VENCEDORA (Cássia - Onde Nascem Os Fortes)
Taís Araujo (Michele - Mister Brau)

ATOR COADJUVANTE
Chay Suede - VENCEDOR (Ícaro - Segundo Sol)
Fabrício Boliveira (Roberval - Segundo Sol)
Juliano Cazarré (Mariano - O Outro Lado do Paraíso)

ATRIZ COADJUVANTE
Giovanna Lancellotti (Rochelle - Segundo Sol)
Letícia Colin - VENCEDORA (Rosa - Segundo Sol)
Tatá Werneck (Lucrécia - Deus Salve o Rei)

ATOR REVELAÇÃO
Anderson Tomazini (Xodó - O Outro Lado do Paraíso)
Luis Lobianco - VENCEDOR (Clóvis - Segundo Sol)
Narcival Rubens (Galdino - Segundo Sol)

ATRIZ REVELAÇÃO
Bella Piero - VENCEDORA (Laura - O Outro Lado do Paraíso)
Claudia di Moura (Zefa - Segundo Sol)
Kelzy Ecard (Nice - Segundo Sol)

ATOR/ATRIZ MIRIM
Davi Queiroz - VENCEDOR (Badu - Segundo Sol)
Mel Maia (Agnes - Deus Salve o Rei)
Vitor Figueiredo (Tomaz - O Outro Lado do Paraíso)

COMÉDIA
Eduardo Sterblitch - VENCEDOR
Marcelo Adnet
Welder Rodrigues

JORNALISMO
William Bonner
Renata Vasconcellos
Sandra Annenberg - VENCEDORA

CANTOR
Ferrugem
Gusttavo Lima
Luan Santana - VENCEDOR

CANTORA
Anitta - VENCEDORA
Ivete Sangalo
Iza

MÚSICA DO ANO
Largado às Traças (Zé Neto e Cristiano) - VENCEDORA
Meu Abrigo (Melim)
O Sol (Vitor Kley)

ESPECIAL/PERSONAGEM
Adriana Esteves (Laureta - Segundo Sol) - VENCEDORA
Fernanda Montenegro (Mercedes - O Outro Lado do Paraíso)  - VENCEDORA
Marieta Severo (Sofia - O Outro Lado do Paraíso) - VENCEDORA

Especiais
Não há lightboxes 

Assuntos Relacionados