Mostra Sesc Cariri de Culturas: programação especial valoriza a tradição popular

"O Grande Encontro" e apresentação de Milton Nascimento marcam a realização da 20ª edição da Mostra

Escrito por Redação ,

Considerado como um dos maiores projetos de difusão da cultura no País, a Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece de 16 a 20 de novembro, em diversas cidades da região Sul do Ceará. Uma programação especial celebra vinte edições do evento e inclui mais de 300 ações gratuitas, distribuídas em 26 cidades da região do Cariri, com expectativa de 300 mil pessoas de público. 

>‘O Grande Encontro’ abre 20ª Mostra Sesc Cariri

Nesta edição, artistas e espectadores compartilham experiências no teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. Marcam ainda esta edição a inauguração de mais um Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, o Museu Oficina do Mestre Françuli, na cidade de Potengi. 
 
"A Mostra Sesc Cariri de Culturas tornou-se palco das mais diversas manifestações da arte. Mas o legado da Mostra também está presente no desenvolvimento socioeconômico da Região e, principalmente, na transformação das pessoas que visitam, participam e trabalham na Mostra. É este valor humano que continuará nos norteando para os próximos anos,” declara Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio, instituição organizadora do evento.

Programação em números

Em cinco dias de Mostra, acontecem atividades em literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e tradição popular, reforçando a proposta de pluralidade e descentralização do projeto. São 80 trabalhos selecionados por curadoria, protagonizados por mais 2.500 artistas, mestres de cultura, pesquisadores e que levam ao público suas ideias, comportamentos e práticas sociais, em forma de apresentação. Após seleção de curadoria, os estados que conquistaram maior destaque foram Ceará, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. No total, a programação tem a participação de 13 estados da federação.

A Mostra não tem caráter competitivo, mas todos passaram por curadoria após inscrição via edital online. As exceções são os cerca de 110 grupos de tradição popular e artistas convidados para os shows de abertura e encerramento. Este ano, a programação dos shows é marcada pela participação de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença em "O Grande Encontro" (16/11 – Juazeiro), turnê alusiva aos 20 anos, desde a junção dos parceiros no palco. Milton Nascimento também sobe ao palco da Mostra (20/11 - Crato) numa homenagem ao Dia da Consciência Negra, data que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta de combate à escravidão.
 
Edição comemorativa  

Na celebração das vinte edições, artistas e público ainda participam de atividades que ampliam a dimensão das vivências e estimulam as práticas socioculturais e socioambientais. Com o Seminário Arte e Pensamento, dias 19 e 20/11, estudiosos, técnicos, artistas e público participam de um momento de discussões e reflexões sobre o patrimônio cultural imaterial na contemporaneidade. A atividade conta com a Mesa Internacional e a representação da Universidade de Coimbra. 

Também será lançado o Selo e o Carimbo Comemorativo dos Correios, que homenageia o registro histórico da 20ª edição da Mostra, incentivando a filatelia. Somando as novidades, tem ainda uma exposição de 20 edições da Mostra a partir de fotografias históricas e com a experiência sensorial da reprodução de algumas das imagens em xilogravura, proporcionando o toque e nova perspectiva de contemplação.   

Convocando a todos para atitudes cada vez mais sustentáveis, com o Pensando Verde, o público participa de oficinas, vivências e ainda pode trocar livros por mudas de plantas. Já na Feira Popular de Cultura, a economia criativa é um dos principais pontos, fortalecendo os artistas da região que mostram suas habilidades e ainda têm a oportunidade de vender seus produtos aos visitantes.
 
Além das apresentações de tradição popular, que destacam as casas dos mestres de cultura, que recebem o público em seus terreiros, a Mostra dá espaço para uma das manifestações artísticas mais populares do Nordeste, o forró. É a programação do Tem Forro no Cariri – Circuito de apresentações com apresentações de Orquestra de Sanfonas do Ceará, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Na Base da Chinela, Jorge de Altinho, Ana Paula Nogueira, Amelinha e Ermano Morais.

Serviço

20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 16 a 20 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda)
Programação completa: www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS

Assuntos Relacionados