Crianças participam de aula de yoga e atividades lúdicas na Praça das Flores

Ação organizada pela Startup Muda Meu Mundo aconteceu durante a manhã deste sábado (20) e reuniu inúmeras famílias no local

Escrito por Redação ,

Aos cinco anos de idade, o pequeno Ravi já sabe o que mais lhe agrada no yoga: a “postura da árvore”. E foi exatamente ela que ele reproduziu com a mãe, Lara, na Praça das Flores, na manhã deste sábado (20), enquanto se preparava para a aula aberta com a professora Anabela Alcântara. Promovida em edição especial da Feira Muda Meu Mundo, esta e outras ações infantis reuniram várias famílias ao ar livre no bairro Dionísio Torres. 

“O interessante é que os pequenos aprendem as posturas brincando. Às vezes o Ravi chega bem agitado e sai bem relaxado. À médio prazo, tenho percebido ele mais concentrado, mais espontâneo”, aponta a mãe do garoto, Lara de Almeida Soares. 

Entre as diferenças da prática de yoga para adultos e crianças, a professora Anabela destaca as ferramentas de ludicidade que são incluídas na ação para o público infantil. “Arte, teatro, contação de história... Tento trazer sempre músicas que resgatam as brincadeiras de antigamente, bem infantis mesmo”, conta. 

A idade mínima para praticar, segundo Anabela, é 4 anos. Mas, em alguns casos, como na atividade ao ar livre da Praça das Flores, os mais novos, com 2 anos de idade, também acabam marcando presença. Em geral, as crianças conseguem manter o foco num tempo de 30 a 40 minutos. 

Brincadeiras tradicionais também integraram a programação 

Além da aula de yoga, a “Feira das crianças que mudam o mundo” também contou com a participação do Projeto Viver para Valer, da Escola Waldorf Micael. Na ocasião, brincadeiras tradicionais, tais como corda, amarelinha e jogo de bila atraíram um público de todas as idades. Neuma Figueiredo, por exemplo, estava acompanhando o neto Joaquim, de apenas 1 ano e 4 meses. 

“Isso é maravilhoso, esse resgate da minha infância, tirar as crianças desse vício dos aparelhos tecnológicos. Tenho exemplos de sobrinhos que passam o dia inteiro no celular, e esse tipo de brincadeira que faz a gente ficar mais próximo da natureza, da vida, do ser, deixa a gente encantado, né Joaquim?”, comenta a avó com o netinho no braço. 

A empresária Ticiana Rolim Queiroz também esteve presente na ação ao lado das duas filhas. Para ela, “iniciativas como essa trazem vida para as praças”. “Crianças e adultos estão relaxando, em contato com a natureza, é uma ação que atrai todos os públicos”, finaliza. 

Mais informações:

Aulas de Yoga para Crianças e Adolescentes:

- Espaço Clara Luz Yoga (Rua Coronel Linhares, 452, Meireles). Contato: (85) 3224-9832

- Ar + Zen (Rua Vilebaldo Aguiar, 1035, Cocó). Contato: (85) 3099-1774

Aulas de Yoga para Crianças e Pais:

- Ram Das Yoga e Terapias (Av. Engenheiro Santana Jr, 136, Papicu). Contato: (85) 4104-0056