Cantor cabo-verdiano Mario Lucio é destaque no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz

Artista participa do “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico", tradicional iniciativa da associação localizada na zona metropolitana de Fortaleza

Escrito por Redação ,

Com a missão de desenvolver o contato entre jovens aprendizes e músicos consagrados da música instrumental brasileira e internacional, a Tapera das Artes consolida mais uma Residência Artística. Entre os dias 16 e 19 de outubro, oficinas e encontros acontecem na associação localizada em Aquiraz (32 km da capital) e as atividades contam com participação do cantor cabo-verdiano Mario Lucio.   

Também compositor, escritor e dramaturgo, o artista convidado é referência nos principais estilos de música de seu país como o Morna, Funaná, Batuque e Coladeira. As criações sonoras de Lucio foram gravadas por realizadores de Brasil, Portugal, França e Itália. Entre os nomes estão Cesária Évora, Mayra Andrade e Zeca de Nha Renalda (Cabo Verde), Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Milton Nascimento (Brasil), Harry Belafonte (EUA), entre outros.

O  multi-instrumentista lança álbuns desde 1995 e segue com permanente pesquisa sobre a música tradicional cabo-verdiana. É um dos escritores mais premiados do Cabo Verde, onde se notabilizou com a obra “Nascimento de Um Mundo”. Atuou como Assessor do Ministro da Cultura (1992), embaixador cultural de Cabo Verde e Ministro da Cultura de 2011 a 2016.

Passagem

Na sexta-feira (19), às 18h, no ciclo de Diálogos Sinfonia, Mario Lucio encontra-se com o público na Tapera das Artes. Já no sábado (20), às 17h, o músico realizará o concerto “A poética musical cabo-verdiana”, trazendo sua música e poesia para o público cearense. A entrada gratuita e respeita a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, com ingressos distribuídos uma hora antes do evento.

Veja apresentação de Mario Lucio no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante celebração do Dia de África (25 de Maio de 2018) no Back2Black in concert.

Sobre o projeto 

O “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos. O projeto foi idealizado para aproximar jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental do mundo inteiro. Realizadas mensalmente (de fevereiro a novembro de 2018), as ações também contemplam o público interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Em 2018, dois outros nomes vão passar pela associação. Em novembro acontece a participação da cantora e violonista Badi Assad. Já o cantor e compositor Toquinho será a atração de dezembro.

Mais informações:

"Encontro Mestre & Aprendiz - Contraponto Harmônico", com Mario Lucio (Cabo Verde). "Residência Artística" (16 a 19 de outubro), "Diálogos Sinfonia com Mario Lucio" (19 de outubro, às 18h) e concerto “Encontro Mestre & Aprendiz Contraponto Harmônico” (20 de outubro, às 17h).  Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro de Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca). Contato: (85) 3361-2704 

Assuntos Relacionados