Bienal De Par em Par fomenta novos trabalhos na dança

Mostras associadas investem em diálogos e momentos formativos na programação do evento

Escrito por Diego Barbosa - Repórter ,

A inquietação artística dos novos nomes na dança também dará o tom da Bienal Internacional De Par em Par, que acontece de 19 a 28 de outubro em Fortaleza e mais quatro municípios do interior do Estado, em diferentes equipamentos culturais. Exemplo disso é a edição especial da mostra “Pequenos trabalhos não são trabalhos pequenos”, organizada regularmente pelo Teatro Máquina – desta vez em parceria com os grupos No Barraco da Constância tem! e Teatro Esgotado – contemplando apresentações durante as noites de 20 a 27 de outubro, no Teatro São José.

A iniciativa é um dos projetos associados ao evento e pretende reunir cerca de 60 produções de jovens criadores locais, sinalizando os anseios que eles querem levar ao palco. Com a ação, outras mostras tratarão de alimentar o fôlego criativo da recente safra de artistas, apostando na criatividade de cada empreitada e fomentando o diálogo sobre as produções.

Uma delas é o Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (FIDUC), que na segunda edição continua focando na formação e intercâmbio em torno da produção de danças e artes urbanas do Estado. Há também o Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia, com mostras de curtas-metragens de dança; e os “Diálogos Quebec/Ceará - intercâmbios artísticos e acadêmicos em dança”, responsável por envolver profissionais e estudantes daqui e do Canadá em momentos de aproximação entre as cenas coreográficas e acadêmicas dos dois locais.

Incentivar o debate em torno da dança é atitude intrínseca também aos momentos formativos do festival. Nessa seara, o enfoque recai sobre os ateliês e canteiros de criação, sediados em espaços como Teatro São José e Porto Dragão; masterclasses sobre danças urbanas, com Ben Wichert e André Rockmaster, no Cuca Mondubim; oficinas no Instituto Katiana Pena e Porto Dragão; seminários no Porto Iracema e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (IFCE); e o Trajetos EnCena, em vários equipamentos da Capital.

Diretor geral da Bienal, David Linhares confere um vislumbre de qual a visão dele sobre a encorpada programação do evento. “Um festival, para mim, representa uma celebração. É o momento de vermos o resultado da preparação de um ano inteiro dentro de uma grande festa. Finalizamos os dez dias imersos em um grande carnaval de dança. É uma maratona, uma coisa inebriante de se ver”, opina.

Na esteira do que afirma o profissional, veja trechos de algumas apresentações integrantes do evento:

- Espetáculo "Quando se calam os anjos", da Curitiba Cia. de Dança

- Espetáculo "Peso Bruto", de Jussara Belchior

- Espetáculo "Gente de lá", de Wellington Gadelha

Mais informações
Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par. De 19 a 28 de outubro em diferentes equipamentos culturais das cidades de Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi. Abertura: nesta sexta-feira (19), às 20h, no Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525, Centro). Gratuito. Entrada por ordem de chegada. Informações pelo site www.bienaldedanca.com.

Assuntos Relacionados