Bela Gil: "Uso o meu conhecimento para fazer escolhas socialmente e ambientalmente positivas"

Apresentadora e chef de cozinha fala sobre coleção de moda que ajudou a criar

Escrito por Gabriela Dourado , gabriela.dourado@diariodonordeste.com.br

Apresentadora, chef de cozinha natural e escritora, Bela Gil assina coleção de moda com produção sustentável e aproveitamento de elementos naturais. Em entrevista ao Verso, Bela fala sobre o processo de criação das peças e a relação com suas raízes nordestinas. 

>>>Roupas feitas de palha ganham espaço no closet 

Como foi o processo de criação dessa coleção? De quais momentos você participou diretamente?

Desde a primeira coleção já pensávamos em fazer algo ligado à moda sustentável, pois sempre busquei alinhar minhas ideologias em vários âmbitos da minha vida. Na moda não é diferente. Quando o Cantão disse que estava querendo fazer a próxima coleção sobre o Sertão e me convidou para ter mais uma coleção com eles, eu me animei muito. Mais ainda por saber que eles topariam produzir com matéria-prima ecológica. Junto com o Cantão e com o MAOS  (Movimento de Artesãs e Ofícios)., fui até o Maranhão conhecer as artesãs que fizeram as peças de palha de buriti e ajudei a escolher as estampas e modelagens de todas as peças da coleção.

O destaque da coleção está no uso da palha de buriti para criar algumas peças especiais. Dentro das suas pesquisas sobre alimentos, sabia dessa possibilidade da palha da fruta? Para você, como foi essa construção da gastronomia para a moda?

Já conhecia bem o fruto do buriti, principalmente o uso do seu óleo na alimentação e produtos de beleza. Também conhecia a palha de buriti no artesanato, porém não fazia ideia do processo de confecção das peças, desde a retirada da palha da planta, passando pelo tingimento natural com cascas e ervas, até a confecção. Minha curiosidade para com os alimentos é algo fascinante e descubro muitas possibilidades que vão além da cozinha. Já é natural para mim ter os mesmos ingredientes na cozinha, no banheiro e agora no armário.

Legenda: Bela Gil veste top e saia de palha de buriti
Foto: Divulgação Cantão

E o resultado final, o que achou das peças? Sentiu-se confortável? Em que ocasião usaria?

Essa coleção está deslumbrante. Estou completamente satisfeita e feliz com ela. É muito linda! As peças são superconfortáveis e há roupas para todos os tipos de situação. Mas o conjunto de top e saia de palha de buriti é digno de uma festa de gala.

Você costuma dizer que comer é um ato político. Vestir-se também é? O que você leva do seu estilo de vida para a sua forma de vestir?

Acho que viver é um ato político e uso o poder do meu conhecimento para fazer escolhas melhores que sejam socialmente e ambientalmente positivas. Prefiro investir em uma peça mais sustentável e guardá-la com respeito e carinho do que simplesmente privilegiar as compras de peças feitas sobre condições duvidosas.

Parte da coleção foi criada aqui no Nordeste. Como é sua relação com a região? Que sabores e outras características daqui você tem mais proximidade? Algo que você destaque como muito particular e precioso?

Tenho o maior orgulho de ser nordestina. Sempre amei o Nordeste e sua cultura, comida, pessoas, praias e conhecimentos tradicionais. Eu cresci com os sabores da Bahia, então sou muito apaixonada pela cor e sabor do dendê, por exemplo, que muitos ainda têm uma ideia de ser uma gordura ruim, mas pelo contrário é uma das gorduras mais ricas em vitaminas e antioxidantes que temos. Quando estive no Maranhão, me acabei no arroz de cuxá. Amo receitas tradicionais que contam a história de um povo em algumas garfadas!

Legenda: Elementos de palha usados na produção das peças
Foto: Divulgação Cantão

Assuntos Relacionados