Novos profissionais do humor cearense fazem comédia sobre o cotidiano do nordestino

As artistas Thayse Teixeira e Dinah Morais ganham a vida com dinheiro de bilheterias e também com as visualizações na web

Escrito por João Lima Neto , joao.lima@diariodonordeste.com.br

O Ceará foi celeiro para muitos humoristas no rádio e na TV por diversas décadas. Em 2019, a bola da vez é a internet. Os palcos de teatros e casas de stand-up em Fortaleza ganham nomes do mundo online e vice-versa. Além do dinheiro arrecadado nas bilheterias, os comediantes vivem também da "monetização virtual" - valor gerado pelo número de espectadores que assistem a vídeos em plataformas como YouTube.

No bairro Parangaba, em Fortaleza, uma casa em uma rua sem saída chama atenção pelo barulho de gargalhadas e vaias rasgadas. O espaço virou estúdio da youtuber Dinah Morais. Os vizinhos não gostam muito, mas é ali que são gravadas diversas produções para internet. Com 1,8 milhão de inscritos, o canal de Dinah possui mais de 300 milhões de visualizações. Nos vídeos, destaque para os causos relacionados ao cotidiano cearense - dia do carro recolher o lixo, a conta na bodega do bairro, entre outros assuntos.

"Eu comecei na internet por brincadeira com um vídeo que trocava uma torneira e, acidentalmente, deu tudo errado. Uma amiga me forçou a postar no Facebook. Fui dormir. Quando acordei, o vídeo estava com 50 mil visualizações. Há cinco anos era muita coisa. Recebi xingamento e sofri xenofobia. As pessoas falando que era por isso que no Nordeste não tinha água. Aproveitei essa veia artística e comecei a fazer vídeos do cotidiano com um jeito bem nordestino", recorda Dinah.

Fã de Chico Anísio, Tom Cavalcante e Zé Lezin, Dinah afirma ver graça até na palavra desgraça. "Às vezes, eu estou conversando com algum amigo e eles contam casos da vida, feliz ou triste. Eu vejo humor na tristeza. Com tudo que passa pelo meu caminho, faço vídeo. Tem publicações que agradam, outras não. A vida do nordestino é muita engraçada, e a gente ri de tudo. É uma bênção dada por Deus", define a humorista.

Antes de começar a ganhar dinheiro com vídeos, Dinah enfrentou dificuldades. "Eu cheguei a passar fome com o meu filho, pois as pessoas não me davam emprego. Eu não sabia que a plataforma do YouTube monetizava os vídeos. Tinha muita fama e não tinha dinheiro. Hoje, eu vivo disso. Sou muita grata a Deus e a essas pessoas que gravam comigo. Tenho que agradecer a Deus todos os dias".

Palcos

O grande número de acessos na internet levou Dinah aos palcos de teatros e casas de stand-up. Com o pouco tempo do humor, ela já apresenta dois espetáculos, "Rir Para Não Chorar" e o "Minha História". "São dois eventos que amo fazer. Os dois falam da minha vida e que transformei em piada. É um show mais voltado para praças ou quando não tem um teatro. Esse material não está no YouTube. É só para quem vai ao espetáculo. Eu não posso dizer que não gosto de fazer show porque é onde a gente encontra o público que está nos assistindo todo dia, mas é cansativo para quem tem que cuidar de casa e menino como eu. As pessoas que veem a gente na internet querem abraçar e tirar foto", explica Dinah.

Para o primeiro semestre deste ano, a artista prepara a terceira temporada da websérie "The Walking Agreste", sátira à série americana The Walking Dead. Outro produtor a ser desenvolvido será o "Alakazan", baseado no mundo de Harry Potter.

Professora do riso

Quem também já ampliou o contato com o público para além da internet foi Thayse Teixeira. Conhecida como "a Dona do Cariri", ela resolveu aceitar o pedido dos fãs e criou o "Show da Dona", que estreou ontem (18), em Fortaleza. A fama chegou por meio do perfil pessoal no Instagram, no qual mostra o dia a dia com humor.

Legenda: Apesar da formação e da experiência profissional, Thayse descobriu no humor a fórmula para ganhar dinheiro e sustentar a família
Foto: Foto: Divulgação

A digital influencer, natural do Crato, garante o sustento por meio de parcerias com lojas e presenças vip. Antes do sucesso na rede social, ela chegou a vender trufas. "Já saí da barriga de minha mãe fazendo graça. Eu era professora universitária de administração em recursos humanos. Sou mestra em docência a educação. Lecionei por sete anos. Sempre tive essa veia do humor. O improviso é que me faz engraçada", descreve carregada de sotaque do Cariri.

Apesar da formação e da experiência profissional, Thayse descobriu no humor a fórmula para ganhar dinheiro e sustentar a família. A ida para os palcos de teatro se deu pelo incentivo do amigo, também digital influencer, Carlinhos Maia. "É tudo novidade para mim. Tive que me reinventar. Subir no palco é difícil, mas quem trabalha com internet precisa se renovar". Ela também tem agenda para shows em Juazeiro do Norte, Petrolina, Recife, Salvador e Teresina .

Com muita alegria e bom humor, Thayse promete levar aos palcos um espetáculo com piadas e interação com o público. Uma das principais características dela é o empoderamento feminino e, é claro, isso não faltará nos shows. Com muitas risadas, toca em assuntos delicados e vistos até como tabu na sociedade. Ao lado do filho Bernardo, dona Tânia e a irreverente Lúcia, transporta os fãs para momentos de muitas risadas.

Thayse ganhou fãs com as redes sociais, mas também sofreu com o abuso de "haters". "Pensei em desistir por diversas vezes. Muitas pessoas acabam se perdendo com a fama. Quem quer trabalhar, tem de lutar". Do humor, diz gostar de nomes como Paulo Diógenes, mas revela fazer outro tipo de comédia. "Sou cearense, logo sou escrachada. Mas o público que me assisti na internet é diferente do que vai com mais frequência para teatro. Eu mesma sou minha inspiração. Quero ser referência. O ser humano deve ter como inspiração a própria vida. Daqui a cinco anos meu público vai querer outras coisas. Não tem mais como ficar só nessa de instagram. Quero me tornar uma celebridade", conclui.

Assuntos Relacionados