Nova novela das 9, 'O Sétimo Guardião' estreia hoje com clima de interior e magia

Novela terá realismo fantástico no melhor estilo de Aguinaldo Silva, além de um gato que vira homem

Escrito por Guilherme Genestreti - Folhapress ,
Legenda: As beatas prometem fazer sucesso novamente numa trama de Aguinaldo Silva: Roseane (Talita Fusco), Mirtes (Elizabeth Savalla) e Liliane (Simone Zucato)

A Cidade de Serro Azul parece perdida entre Minas e o Nordeste, com suas ruas de pedra e sobrados de fachada colonial. Mas está também a um pulo de São Paulo ou então não se explicaria como um gatinho preto pudesse sair de lá e parar bem no meio da Avenida Paulista.

Quem resolve o nó na cabeça é a atriz Marina Ruy Barbosa: "É que a gente não tem nenhum compromisso com coerência", diz, adiantando o tom surreal da próxima novela das nove, "O Sétimo Guardião".

Geografia à parte, Serro Azul será um microcosmo rural e atemporal do Brasil nos próximos meses. Por ali circularão beatas fervorosas, cafetinas bonachonas e magnatas cheios de ganância.

O folhetim, que substituirá "Segundo Sol" a partir desta segunda, 12 de novembro, marcará o retorno do dramaturgo Aguinaldo Silva ao território do realismo mágico, que notabilizou seus trabalhos em "Roque Santeiro", "Tieta", "Pedra sobre Pedra", "Fera Ferida", "A Indomada" e "Porto dos Milagres".

Cidades cenográficas

De fato, ao se caminhar pelas ruas da cidade cenográfica, a maior que se tem notícia na história da Globo, a mente viaja a Resplendor, Tubiacanga e Greenville, lugarejos que o autor cravou na trajetória da teledramaturgia. Há o Hotel da Ondina, que serve de bordel para conchavos dos homens da cidade, há casarões com portão de ferro, uma igreja da matriz com pia batismal e tudo, cemitério, delegacia. Duas figurantes descansando à sombra na varanda de um certo Bar do Tobias quase fazem enganar que se está no interior, e não no Projac, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A sinopse da trama anuncia que naquele lugar parado no tempo, sem sinal de celular ou de internet, há uma fonte com poderes curativos. Sete guardiães (segundo a grafia adotada pelo autor) são responsáveis por protegê-la. Entre eles ronda o gato Léon, que tem poderes místicos e nutre uma forte ligação com Luz, aspirante a professora vivida por Marina Ruy Barbosa.

Certo dia o bichano foge, sinal de que o equilíbrio foi sacudido e que um dos guardiães terá de ser substituído. O animal chega à capital paulista e topa com Gabriel (Bruno Gagliasso), que sem grandes explicações abandona a noiva ricaça e parte para Serro Azul. Logo, ele encontra Luz e os dois logo se enamoram.

Ao longo da trama, o personagem de Gagliasso terá de renunciar ao amor por Luz se aceitar assumir o posto de sétimo guardião -mesma abnegação a que está submetido o Jon Snow de "Game of Thrones", série da HBO de que Aguinaldo é fã declarado. Para o ator, Gabriel tem diante de si um chamado espiritual. "Ele tem uma missão. É a única explicação para ele fazer o que faz".

Legenda: Tony Ramos estreia em um enredo assinado por Aguinaldo Silva, no qual interpretará Olavo, um milionário de personalidade forte e vingativo

Gato preto

Os atores têm interagido com o gato de verdade e com uma versão computadorizada. No desenrolar da trama, Léon vai se metamorfosear em homem e ganhar o corpo de Eduardo Moscovis. A novela das nove será carregada de efeitos especiais, a exemplo do que foi "Deus Salve o Rei".

No panteão dos tipos criados por Aguinaldo (e/ou por seus alunos), o homem-gato se juntará a Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), o sujeito que era atraído pela lua cheia em Resplendor, e ainda ao cadeirudo, o maníaco de traseiro sobressalente que aterrorizava as mulheres de Greenville.

Para colocar em cena o gatinho Léon, a produção conseguiu nos EUA quatro filhotes de uma mesma ninhada da raça bombaim, de pelagem curta e negra

A seguir a tradição, é de se esperar que "O Sétimo Guardião" reflita o País pós-eleições. "Fera Ferida", forjada depois do impeachment de Collor, punha a corrupção em cena. "A Indomada", que foi ao ar durante a abertura econômica dos anos FHC, punha os personagens para falar um misto de inglês e português com um forte sotaque pernambucano.

"Serra Azul é um lugar que não tem celular. Não é maravilhoso pensar nisso nos dias de hoje?", indaga Gagliasso, dando pistas sobre as eventuais alegorias da próxima obra. Marina completa: "Ali não se tem a preocupação dos grupos de WhatsApp, do Instagram".

A história centrará fogo mesmo na ligação entre Gabriel e Luz, primeiros protagonistas de novela das nove interpretados pelos dois atores. Marina diz que não parou para pensar no assunto. "É que novela é obra aberta, tudo muda. Tem coadjuvante que ganha espaço", afirma a atriz de 23 anos, que rejeita o rótulo de mocinha. "Ninguém ali vai ser vilão ou bonzinho puro", diz Gagliasso.

Assuntos Relacionados