Maquiagem saudável

Antes de iniciar a maquiagem é necessário ficar atenta aos cuidados básicos com o manuseio dos instrumentos como pincéis e esponjas. Isso ajuda a manter a saúde da pele

Escrito por Zilda Queiroz , rozilda.queiroz@diariodonordeste.com.br
Legenda: A maneira ideal de guardar os pincéis é em potes, com as cerdas para cima, dentro de gavetas ou armário. Deixá-los em locais abertos acumula poeira. Já a umidade e o vapor do banheiro podem causar o descolamento das cerdas

A make-up bem-feita é uma importante aliada na vida da mulher. Além de valorizar traços faciais, ela disfarça imperfeições e transforma o visual. No entanto, para que os recursos possam ser utilizados com segurança, a maquiadora Carolina Militão alerta para a necessidade de manter a limpeza dos pincéis e das esponjas.

A falta de higienização pode acarretar inúmeras complicações na hora de maquiar. Isso porque a presença de resíduos nas cerdas acumula fungos e pode desencadear sinais alérgicos após a maquiagem.

Carolina diz que, mesmo quem não tem alergias, corre o risco de desenvolver alguns sintomas por conta da aplicação dos produtos sem a devida higienização. "Às vezes, a pessoa não sente nada, mas após a retirada da maquiagem os efeitos podem aparecer".

Carolina é sempre muito cuidadosa com o material de trabalho e o bem-estar de quem a procura por sua ajuda, razão pela qual, entre um atendimento e outro, a maquiadora limpa os instrumentos.

Legenda: A psicóloga Camila Santos adora maquiagem e costuma limpar os pincéis e esponjas semanalmente

Para evitar a contaminação dos pincéis, a profissional dá dicas preciosíssimas. Uma das mais relevantes é a lavagem utilizando xampu infantil. A secagem dos itens é feita de maneira natural. Apesar de demorar em média 4 horas, ela afirma que o método evita a danificação das cerdas.

"A lavagem é a forma mais completa de higienização dos pincéis. Por isso, se a utilização diária for intensa, o ideal é que o processo de limpeza seja realizado pelo menos duas vezes na semana".

Borrifadas

Outra forma considerada por Carolina como prática e rápida para higienizar o material são as borrifadas de spray higienizador. "Essa alternativa limpa apenas 80% do pincel, porém, ela possibilita a eliminação das cores de pó, base, blush, sombras e corretivos aplicadas nas maquiagens anteriormente. Conforme Carolina, os resíduos de maquiagem que ficam na esponja são mais difíceis de retirar. Mas nada que uma pequena quantidade de sabão de coco, em recipiente com água natural, não resolva.

Secagem

Por serem mais cheinhas, a profissional diz que as esponjas precisam ficar de molho uns 20 minutos e, depois, espremê-las bastante até eliminar os resíduos. Segundo a expert, a secagem dura em média um dia e a exposição deve ser em local sem sol para evitar rachaduras.

Os pincéis devem ser armazenados na nécessaire e com protetores nas cerdas, ou utilizar saquinhos para evitar o contato com os produtos. "Por isso, é importante separá-los", complementa a maquiadora Carolina Militão.

 

Assuntos Relacionados