Jovens destaques

Em sua 17ª edição, Festival Noia homenageia e revela nomes do audiovisual cearense

Escrito por Roberta Souza , roberta.souza@diariodonordeste.com.br

Há 8 anos, Leonardo Mouramateus cursava Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará, e junto às colegas Roseane Moraes e Luana Lacerda conquistava o prêmio de Melhor Filme no Festival Noia com o curta-metragem "Fui à guerra e não te chamei".

O mesmo aconteceria em 2012, com a produção "Mauro em Caiena", também contemplada com o prêmio de melhor curta na 35ª edição do Cinéma du Réel, em Paris, e no 11º Doclisboa. O tempo passou e a filmografia do jovem cearense também aumentou, concedendo-lhe posição de referência entre os novos realizadores audiovisuais do mundo.

A 17ª edição do Noia, que nasceu exatamente para apontar os destaques de cinema universitário, homenageará Mouramateus na abertura deste ano com um troféu; além de seguir revelando outros nomes nas atividades gratuitas que iniciam hoje (11) e seguem até a próxima terça (16) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para o diretor Paulo Benevides, o caso do homenageado comprova a eficácia do evento nessas quase duas décadas de existência.

"Este jovem, nos quatro anos em que foi aluno, ganhou mais de um troféu. Foi um destaque muito grande, uma revelação do audiovisual cearense. Por isso, estamos homenageando-o e apresentando na abertura seu longa-metragem 'António Um Dois Tres, de 2017'", justifica.

Além de Mouramateus, a escola Porto Iracema das Artes também receberá um troféu no encerramento, pelo destaque no processo de formação artística no Ceará. Na ocasião, serão exibidos três curtas-metragens produzidos pelos alunos do Porto: "Abissal" (2016), de Arthur Leite; "Grilhões" (2018), de Lucas Inocêncio, e "Capitais" (2018), de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha.

Mostras competitivas

A partir de sexta-feira (12), começarão a ser exibidos os 21 curtas-metragens de 11 estados brasileiros selecionados para a mostra competitiva nacional. A exibição segue até o dia 14 de outubro, sempre às 19h. Já as outras 10 obras escolhidas para a mostra local, serão apresentadas no dia 15 de outubro, a partir das 18h.

Tanto a curadoria, que selecionou estes filmes entre os 200 enviados, como os júris da competição são rotativos e têm autonomia em relação aos critérios de escolha, explica o diretor do evento. "Fazemos isso para evitar que a gente selecione só um tipo de filme, com temática única, por exemplo", evidencia Benevides.

Vale ressaltar, porém, que este ano o festival adere ao movimento #MeToo, que ganhou visibilidade em 2017 com as denúncias de assédio em Hollywood, reforçando o compromisso com as lutas sociais. "Nossa equipe de trabalho é formada basicamente por mulheres e procuramos selecionar filmes em diálogo com os direitos humanos, defendendo esta causa", pontua o diretor.

Não só audiovisual, como também as linguagens fotografia e música integram a programação em mostras competitivas. A primeira está dividida em duas categorias: individual, com sete trabalhos, e série, com três trabalhos que somam 24 fotos.

O júri avaliará essas obras fotográficas e concederá o Troféu Noia, durante a cerimônia de encerramento, na categoria de Melhor Fotografia e Melhor Série. A exposição ficará aberta durante os seis dias de festival, sempre das 14h às 22h.

Já a competição da Mostra Cearense de Bandas Universitárias terá shows de nove grupos locais. As apresentações acontecem entre os dias 12 e 14, a partir das 21h e o troféu será concedido nas categorias melhor banda (júri oficial e júri popular) e melhor música autoral (júri oficial).

Novidades

As crianças não ficarão de fora do festival este ano, tendo em vista a realização do evento na semana dedicada a elas. A Mostra Noia Kids exibirá no Cinema do Dragão, dia 16 de outubro, às 10h, 13 curtas de animação locais, cedidos pelo Fórum Cearense de Animação (FOCA). A Mostra contará com tradutores de libras, legendagem e audiodescrição.

Outra novidade inserida na programação é a Mostra Internacional Festival Equinoxio, que será realizada no dia 15 de outubro, às 15h, em parceria com o Festival Universitario de Cine y Audiovisuales Equinoxio. A parceria levará os cinco melhores filmes do Noia 2018 para a Colômbia em setembro de 2019.

Serviço

17º Noia - Festival do Audiovisual Universitário

De 11 a 16 de outubro, no centro dragão do mar de arte e cultura (r. Dragão do mar, 81 - praia de iracema). Gratuito, com retirada de ingresso na bilheteria. Programação completa em www.Festivalnoia.Com.Br.

 

Assuntos Relacionados