Fios bem tratados

Quem transpira muito no couro cabeludo, seja por conta das atividades físicas, ou pela propensão à oleosidade, necessita lavar o cabelo com mais frequência

Escrito por Zilda Queiroz , rozilda.queiroz@diariodonordeste.com.br

Manter os cabelos sempre saudáveis e limpos é uma preocupação constante, principalmente para quem tem os fios oleosos, pratica atividades físicas ou trabalha em ambientes poluídos. Nesses casos, a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica lavar os fios diariamente. "O ideal é utilizar produtos de boa qualidade, intercalando fórmulas mais neutras e compostos à base de extratos vegetais", alerta.

Para os cabelos longos da contadora Germana Lima, 25 anos, praticante de exercícios físicos diários, Dra. Claudia recomenda o uso de condicionadores, reparadores de pontas, loção do tipo leave-in, elixir ou sérum. Esses produtos são indicados para evitar agressão e desidratação dos fios. "Na maioria das vezes, a falta da lavagem contínua predispõe à dermatite seborreica com prurido (coceira), descamação ou mesmo a queda capilar", destaca.

Para quem deseja manter a saúde dos fios, a dermatologista aconselha evitar lavar o cabelo à noite e dormir sem secá-lo, o que pode provocar dermatite seborreica e queda. Além disso, os fios úmidos ficam frágeis e quebram mais em contato com o travesseiro, favorecendo o surgimento de caspa.

A queda de cabelo também pode ocorrer por conta de algumas técnicas agressivas aplicadas em salões de beleza, incluindo o uso de químicas e a exposição ao calor extremo da chapinha e do secador. A baixa ingestão de nutrientes, a exemplo de vitamina D e ferro, potencializa o problema.

Cabelos saudáveis

Nesses casos, Dra. Claudia chama atenção para a importância de aplicar o xampu apenas uma vez e o condicionador somente no comprimento dos fios. Isso pode evitar o ressecamento das hastes capilares. "Os produtos de coloração transparente, menos viscosos, com extratos vegetais, são os mais adequados para quem tem esta necessidade".

Conforme a médica, para garantir cabelos saudáveis é necessário ingerir vitaminas que fortaleçam e tornem os fios mais resistentes. O consumo das substâncias dificulta a queda e melhora o crescimento. "O que vem de dentro sempre tem um peso maior no tratamento, e a recuperação é mais rápida", revela.

Portanto, os suplementos mais indicados são os que contêm exsynutriment, bio-arct, glycoxil, incell, biotina, taurina, arginina, ferro, ácido fólico, zinco, piridoxina, segundo Dra. Claudia Marçal. A ingestão dessas substâncias, no entanto, deve ser orientada por um médico da área.

Prevenir a queda

O uso de água quente para lavar o cabelo deve ser evitado, pois o calor abre a cutícula e retira os óleos, deixando os fios quebradiços e favorecendo a queda.

Hábitos

Evite prender o cabelo com rabos de cavalos apertados, a tensão pode fragilizar os fios. Se necessário use prendedores ou ligas de tecidos leves.

Ideal

Ao secar o cabelo use a definição de calor mais baixa. Mantenha uma distância de 15cm do aparelho para a base do cabelo.

Assuntos Relacionados