Entre cores e tons

Entre pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers e outros criativos, 55 artistas foram selecionados para participar da exposição

Escrito por Tuanny Feijó , tuanny.feijo@diariodonordes.com.br
Legenda: O grafiteiro Weslley Rocha se inspirou no povo indígena

Considerado um dos maiores eventos de arte urbana contemporânea, a Cow Parade, chega a Fortaleza a partir de 9 de novembro. As famosas vaquinhas coloridas estarão expostas em diversos locais da Capital cearense para apreciação coletiva. Antes de as obras ganharem as ruas, os 55 artistas criam livremente cada arte dentro de um galpão, em uma troca de técnicas e informações. O clima entre todos é de orgulho e realização. O designer e artista plástico Adriano Paz, por exemplo, escolheu homenagear Belchior, falecido em maio de 2016 e que neste dia 26 estaria completando 72 anos. "Minha escolha foi justamente por ele ser cearense. Ele é um cantor que sou muito fã".

Legenda: O designer Adriano Paz apostou em Belchior

Já o artista plástico Vando Figueiredo resolveu criar pinturas rupestres. "Esse tema já está presente na minha produção. O boi é um dos personagens mais contados nas cavernas", diz. Para ele, é uma honra participar da iniciativa. "É muito prazeroso. É um momento muito oportuno acontecer esse evento aqui em Fortaleza. Vi esse projeto a primeira vez na Dinamarca e eu esperava que um dia chegasse aqui", comenta. A organização ainda não anunciou os locais onde as obras serão expostas.

Legenda: A artista plástica Lucíola Feijó se inspirou no Museu Nacional

Além de promover o trabalho de artistas locais e deixar a cidade mais bonita e colorida, a ação tem caráter beneficente. Ao final da exposição, as esculturas serão levadas para um leilão, que acontece no próximo dia 18 de novembro, e toda a renda será doada para o Lar Torres de Melo, o Iprede e a Associação Peter Pan. Antes de ganharem as ruas, uma semana antes do evento, o público terá acesso ao trabalho exposto no Shopping Iguatemi.

No Brasil, o projeto já arrecadou mais de R$ 6 milhões através do leilão das peças. Em todo o mundo, esse número chega a mais de US$ 35 milhões. Estima-se que em torno de 500 milhões de pessoas tenham visto pelo menos uma das esculturas.

Legenda: Com troca de conhecimentos, artistas trabalham em um galpão e revelam talento e personalidade. Vando Figueiredo, ao lado, retrata a pintura rupestre

História

Criado na Suíça há 20 anos, o projeto já realizou 97 edições em todo mundo, com a participação de mais de 10 mil profissionais, entre pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas A edição na Capital cearense é a 12ª realizada no País.

"O escultor suíço Pascal Knapp criou essas obras. O animal foi escolhido porque é o símbolo do seu país. Depois de um tempo, a empresa americana CowParade Holding comprou os direitos e resolveu realizar o evento no mundo inteiro", explica Catherine Duvignau, sócia diretora da Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil.

Assuntos Relacionados