Do mundo para Fortaleza

Com trabalho que põe em diálogo artes plásticas e publicidade, o cearense Juca Máximo abre hoje primeira exposição na capital cearense. "Me Tenha, Distância" conta com 17 obras destacadas internacionalmente, mas ainda pouco reconhecidas por aqui

Escrito por Roberta Souza , roberta.souza@diariodonordeste.com.br
Legenda: A obra "Sem chão" foi criada por Juca Máximo há 2 anos. Feita com a técnica de pintura a óleo, ela introduziu o conceito que ganharia fôlego nas obras da série Expressionism

De longe o artista Juca Máximo observa as pessoas que traduz em traços. Ele não conversa, não sabe o nome, tampouco a história de quem ganha cor e textura em suas obras. Apenas imagina, expressa, e, sob essa perspectiva, deixa que também criemos nossas próprias impressões sobre aquilo que foi retratado.

Essa distância que estabelece com os canais de inspiração é semelhante a que o separa dos espaços de difusão de arte em Fortaleza. Não por acaso, ele buscou lá fora, em festivais internacionais, olhares apurados sobre o que vinha produzindo nos últimos dois anos. Conquistado o reconhecimento no exterior, o cearense se volta novamente para a terra natal, abrindo hoje (16), a partir das 19h30, a exposição "Me Tenha, Distância", no Sótão Moleskine.

"Queria muito mostrar às pessoas daqui o meu traço, as minhas obras, a forma como eu penso, mas tive que ganhar espaço lá fora, por um ano, pra ter uma abertura aqui", sinaliza.

Legenda: A bailarina da série "Risque a Pele"

Um total de 17 trabalhos produzidos entre 2017 e 2018, todos com algum tipo de reconhecimento em países como Canadá, Estados Unidos e Áustria, poderá ser conferido nesta primeira mostra do artista em Fortaleza.

A curadoria é de Mychel Távora, artista que despertou em Juca o desejo de expressar-se por meio da ilustração. Quando caía a tarde, Juca saía da "casa das sete mulheres" (mãe, tias, avó), onde morava, e fazia uma visita no ateliê do colega, que a essa hora estava sempre a pintar inúmeras camisas à mão. Na escolha das obras para essa mostra individual, que consolida um trabalho cujo embrião se formou há cerca de 20 anos, eles buscaram dar destaque àquelas premiadas e com maior circulação internacional.

Reconhecimento

Expressionism 1 e 2 foram as primeiras obras que Juca inscreveu num festival do exterior, o Art of Humanity, do Canadá. Foi lá também que ele ganhou o primeiro bronze, premiação que alertou-o para a importância de difundir fora de casa o que não vinha alcançando tanta visibilidade aqui. O artista atribui a essa série o seu encontro definitivo com a técnica pessoal, que valoriza traços fortes e linhas finas. Nesse sentido, nomes como Kandinsky, Van Gogh e Maurice de Vlaminck servem de inspiração.

O artista destaca outros reconhecimentos da carreira, como quando foi finalista no Jackson's JOPP 2018, em Londres, com a obra "Ausências"; e quando integrou a seleta lista de ilustradores do planeta, o 200Best Illustrator Worldwide 18/19 da revista austríaca de publicidade Lurzer's Archive. Nas páginas da Archive, já foram impressas as séries "Risque a pele", "Portrait Colors", "Sensuality" e "Expressionism". Todas essas poderão ser conferidas na exposição.

Saber que seu trabalho está ganhando visibilidade no Ceará é motivo de orgulho para o artista. Certo dia, por exemplo, ele recebeu de uma familiar o print no qual pessoas desconhecidas torciam por suas conquistas no exterior. "É um prêmio mais importante do que ganhar em Londres. Encheu meus olhos. Eu senti que estava fazendo bem pra alguém, motivando as pessoas".

Legenda: A vivência na "casa das sete mulheres", onde morou boa parte da vida, influenciou essa escolha de Juca

Circulação

Depois da temporada em Fortaleza, a exposição "Me Tenha, Distância" segue ainda para São Paulo, onde fica de 19/11 a 19/12, na Galeria Contempo. Data e local para o Rio de Janeiro ainda estão sendo fechados. A ideia é promover suas obras em espaços de arte nas principais capitais do País.

Por aqui, a escolha do Sótão Moleskine foi proposital. "Quis fazer uma exposição mais comercial, num espaço que tivesse mais movimento, que as pessoas tivessem acesso. Nas galerias, geralmente há bastante gente no coquetel de lançamento, mas depois cai demais a visibilidade. Por isso, eu queria um lugar mais público", explica. As obras da exposição estarão à venda. Os preços variam entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. Antes de irem para a casa dos compradores, porém, elas ainda circularão pelo Brasil.

Legenda: Juca Máximo aposta na estética expressionista em suas obras
Foto: Cícero Humberto

Serviço

Exposição "Me Tenha, Distância", do artista cearense Juca Máximo Abertura: Dia 16 de outubro, a partir das 19h30, no Sótão Moleskine (Rua Professor Dias da Rocha, 578 - Meireles). Visitação até o dia 16 de novembro. Contato: (85) 3037.1700

Assuntos Relacionados