Designers apostam em peças para uso além da praia

Na recente SPFW, eles investiram também em propostas visando a mulheres de "corpos comuns"

Escrito por Folhapress ,
Legenda: Amir Slama exibe maiôs cavados e tons vibrantes como laranja e lilases num espírito anos 1970. A ideia era unir o visual da tropicália ao de Jimi Hendrix
Foto: Foto: Agência Fotosite

No mundo de fantasia do Mickey, cabem mulheres de "corpos reais". Com estrias e celulite, idosas, gordas. Toda essa diversidade foi bem-vinda ao desfile da Água de Coco, no encerramento da 46ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), na última sexta-feira. A grife cearense de moda praia homenageou a famosa criação de Walt Disney, prestes a completar 90 anos no próximo dia 18.

Além da estamparia, há outras referências ao personagem. Os botões redondos da roupa do Mickey se misturam a tecidos incomuns à moda praia, a exemplo de organza nos babados dos biquínis e o chiffon com fio de lurex. O top preto com mangas bufantes e sungas, biquínis e maiôs no fundo branco com estampas do Mickey são outras apostas da marca, que ainda apresenta peças mais românticas e estamparia tropical.

Amir Slama, outro nome importante do calendário solar da SPFW, alongou saias femininas e encurtou bermudas masculinas, além de transformar as roupas de banho em peças de festa. Os bodies, mais uma vez, são ferramentas dessa estética. Em vez de folhagens, ele colheu frutas para a coleção, que ainda exibe maiôs cavados e tons vibrantes como laranja e lilases.

Legenda: Amir encurtou bermudas masculina e adicionou prints de frutas no fundo preto, folhagem no laranja vivo e folhagem laranja com preto
Foto: Foto: Agência Fotosite

A Borana, grife capixaba de Patiara Aguiar, levou a moda praia para o projeto Top 5, no qual cinco marcas de diferentes estados desfilam suas coleções.

Legenda: Borana trabalhou mix de cores e texturas em biquínis, croppeds e maiôs ultracavados. Artesãos de Manaus criaram as bolsas de cestos
Foto: Agência Fotosite

O mix de estampas e texturas tomou conta da passarela com muita cor em peças como biquínis, maiôs, croppeds, bodys e quimonos. Nas modelagens, hot pants, tomara que caia e uma vibe oitentista em maiôs ultracavados de crochê. Com a proposta, a estilista revela um pouco de cada praia pela qual já passou.

*com informações de Pedro Diniz, da agência Folhapress