Àttooxxá lança o dançante e solar "LuvBox"

Banda baiana foi destaque do verão no Carnaval 2018

Escrito por Antonio Laudenir , laudenir.oliveira@diariodonordeste.com.br

A fusão de ritmos e culturas, o encontro de cores e estéticas é responsável por adicionar um tempero singular ao som construído pelo Àttooxxá. Formado por Raoni Knalha (voz), Rafa Dias (synths e beats), Chibatinha (guitarra) e Oz (voz), o grupo baiano amplia ainda mais o exprimentalismo com o lançamento de "LuvBox".

Chama atenção na trajetória dos músicos o cuidado por uma construção coletiva, cada disco vai apresentar a pegada musical de um dos integrantes. O primeiro disco da trilogia foi "Black Bang" (2016), registro responsável por assimilar a visão do vocalista OZ.

"LuvBox", assim, chega como o disco de Raoni Knalha, figura cuja bagagem reverencia do pagode de Exaltasamba às batidas de Bruno Marz. No futuro, um próximo projeto deve esmiuçar a arte do guitarrista Chibatinha. Criado há três anos por Rafa Dias, o Àttooxxá ressignifica o pagode a partir de elementos amplamente eletrônicos. Reunindo 13 faixas, o álbum vem sendo maturado por exatos dois anos.

Completando o ritmo dançante, constam as participações de MC Supremo, a cantora baiana Nessa e o rapper paulista Rincon Sapiência.

Construção

"Basta Amar Você" investe num disco contagiante e cresce ao incluir um refrão repleto de elementos percursivos. Com direito a clipe musical repleto de referências dos anos 1980, "Caixa Postal (TUM TUM)" é puro funk carioca e swingueira. "Girl" soa esperta e a pegada contemporânea dos rappers norte-americanos se faz presente no material.

"Eu & Você" emula um pós-samba rock, porém perde um pouco no eletrônico fácil do refrão. "Ligadin" dá espaço para a guitarra de Chibatinha trabalhar mais efetivamente. Aqui, a construção em conjunto do quarteto se mostra eficiente. Mais à frente, o primeiro convidado do disco , Rincon Sapiência, canta sob as sequências de um beat inspirado no "Heavy Baile". "Ladraum" evidencia um refrão dominado de synths e programações. "Nós (Itapuã)" traz o amor de volta através de um pagodão impregnado de R&B. Boa sacada.

"É Sim, de Verdade!" segue a pegada e mostra outro bom trabalho de cordas. "Protetor Solar" poderia ser uma daquelas faixas b-side, porém consegue se encaixar ao conjunto musical dos músicos. "Desapega" ganha com a presença de MC Supremo e "Eu Juro" (LuvBox)" reverbera de maneira prodigiosa na voz de Nessa. Umas das melhores construções do material.O carnaval do Àttooxxá apenas começou.

Assuntos Relacionados