Suspeitos de integrar facção em Caucaia são investigados por expulsão de famílias

Na última semana, entre os dias 24 e 26 de setembro, seis pessoas foram assassinadas no município da RMF

Escrito por Redação ,

Desde a semana passada, moradores de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, têm convivido com tensão e medo após uma série de homicídios na semana passada. Agora, com a prisão de quatro suspeitos de provocar pânico na cidade, a Polícia investiga a participação do grupo em expulsão de famílias de suas residências e em outros crimes na região.

O quarteto capturado no domingo (30) é suspeito de integrar a quadrilha que vem provocando medo em moradores de Caucaia, em especial no bairro Padre Júlio Maria. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE), as investigações iniciaram após denúncias. Os quatro, entre eles dois irmãos, foram presos quando estavam em posse de um veículo roubado, com suspeita de ser utilizado para prática de crimes. Com eles, também foram apreendidos um revólver calibre 38, munição, aparelhos celulares, e uma quantia de cocaína e crack embaladas para venda. 

Os suspeitos foram identificados como Gleilson Bernardo dos Reis (19), com passagens por porte ilegal de arma, corrupção de menor e roubo; José Iranilson da Costa dos Santos (22), com passagens por posse de drogas e ameaça; e os irmãos Emerson Chrys Mendes Lima (26), com passagem por roubo; e John Michael Mendes Lima (18), que não tinha antecedentes. 

LEIA MAIS

> Moradores têm casas pichadas com mensagens de ameaça
> Dois homens são mortos a tiros em Caucaia
> Violência em Caucaia gera pânico e boatos na região

Os irmãos foram indiciados por receptação, adulteração de chassi de veículo, porte ilegal de arma, tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Os demais também vão responder pelo crime de tráfico e por integrar organização criminosa. 

A polícia chegou ao grupo após denúncias de moradores. Policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) montaram um cerco na Rua Francisco Sampaio, no bairro Padre Júlio Maria. Dois dos suspeitos estavam em uma residência no local. 

Seis execuções em três dias

Na última semana, entre os dias 24 e 26 de setembro, seis pessoas foram assassinadas em Caucaia, e moradores do bairro Padre Júlio Maria tiveram as casas pichadas com ordens para que deixassem as residências. Uma das casas teve o portão alvejado a tiros, segundo denúncias. 

O medo dos moradores foi potencializado com boatos nas redes sociais. Na sexta-feita (28), ruas da cidade ficaram vazias, estabelecimentos comerciais foram fechados antes do expediente e os pais buscaram os filhos mais cedo nas escolas, que também estavam encerrando as atividades antes do horário normal. Com os crimes e relatos, equipes de inteligência e do policiamento ostensivo intensificaram os trabalhos na área, chegando até os quatro suspeitos.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.