Operação do MPCE combate crimes de facções na CPPL VII

Em inspeção na penitenciária, foram encontrados documentos sobre a contabilidade de facções criminosas e relacionados ao tráfico de drogas e estelionato

Escrito por Redação ,
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, nesta terça-feira (25), a operação “Ligações Clandestinas” na Unidade Prisional Professor Sobreira de Amorim (CPPL VII), em Itaitinga, com o objetivo de combater a continuidade de práticas ilícitas dentro das cadeias, em especial, por facções criminosas
 
Em inspeção extraordinária feita em todas as celas e alas do CPPL VII, foram encontrados documentos sobre a contabilidade de facções e relacionados aos crimes de tráfico de drogas e estelionato. Também foram apreendidos 32 celulares, sendo 20 smartphones, e drogas. 
 
A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Estado do Ceará, da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e de agentes penitenciários da unidade. O nome da operação faz referência às ligações do interior do presídio, que estão relacionadas com as ações ilícitas de facções criminosas. No dia 20 de setembro, uma operação semelhante aconteceu na Cadeia Pública de Icapuí. 
 
Além disso, o Ministério Público recomendou à Sejus que determine aos diretores de unidades prisionais a realização de vistorias extraordinárias para retirar materiais ilícitos das vivências e celas dos presídios, como celulares, drogas, armas, dentre outros. Os promotores de Justiça argumentam que a ação é necessária, principalmente, para dificultar a comunicação das facções criminosas dentro das unidades, com a retirada dos aparelhos celulares.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.