Advogado executado a tiro

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Corpo da vítima foi deixado na caçamba de uma picape. Polícia acredita que o crime ocorreu noutro local

Mais um crime misterioso, com características de execução sumária, foi registrado, ontem, em Fortaleza. O corpo do advogado e desportista Antônio Jorge Barros de Lima, 47, foi encontrado, por volta de 14h30, na caçamba de uma picape Montana Conquest, prata, de placas NQX-1603 (Eusébio). Segundo a perícia, o advogado foi morto com seis tiros de pistola. O carro com o cadáver foi deixado pelos assassinos na Rua Barão de Lucena, no bairro Guajiru, na Grande Messejana.

A Polícia suspeita de que o crime tenha sido praticado em outro local e o corpo deixado no Guajiru apenas como um despiste. A ´desova´ só foi descoberta depois que os moradores da área estranharam a presença da Montana abandonada no meio da rua com as luzes de pisca-alerta ligadas. Uma patrulha da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana) foi acionada, via Ciops, para ir ao local.

Quando a equipe chegou ao local indicado, os PMs descobriram que o carro estava fechado. O cabo C. Roberto decidiu, então, levantar a lona que protegia a capota e acabou se deparando com o cadáver. Um homem bem vestido, mas que não portava nenhum documento, estava morto no automóvel. Havia ainda sinais de que os assassinos usaram um extintor de incêndio para jogar o produto químico de combate ao fogo sobre o cadáver, supostamente, com o intuito de apagar algum vestígio como impressões digitais, ou mesmo dificultar o reconhecimento do morto. Através de uma consulta de placas a Polícia comprovou que a picape estava registrada junto ao Detran em nome de uma mulher.

O oficial supervisor do Policiamento da Capital (CPC), major PM Ricardo Moura, determinou que uma viatura fosse ao endereço da proprietária da Montana, já que não havia nenhum registro de queixa de roubo ou furto do veículo. Só então, o morto foi identificado. A dona do automóvel era a esposa do advogado Jorge Barros de Lima.

Automobilismo

Além de militar na advocacia - nas áreas Criminal, Cível e de Família, Antônio Jorge era um apaixonado por automobilismo. Presidia a Associação dos Pilotos de Marcas e Endurance do Ceará, sediada no Município do Eusébio. Além disso, era também advogado da Câmara de Vereadores daquele Município. Jorge havia confidenciado para alguns amigos, no dia anterior ao crime, no Autódromo, que estava temeroso por sua vida. Revelou o receio de vir a sofrer um sequestro, mas não explicou o motivo desse temor.

A perita criminal Sônia Silva, que examinou o corpo, disse que a vítima foi baleada nos olhos, nariz, costas e braços. Um projétil foi achado.

ALDEOTA
Noutro caso, advogado reage e atira em bandidos

Uma tentativa de assalto a um advogado (identidade preservada), no começo da noite de ontem, no cruzamento da Rua José Vilar com a Avenida Santos Dumont, na Aldeota, terminou com dois acusados, ambos, adolescentes, baleados e presos. O tiroteio assustou os motoristas que passavam pelo local no momento do roubo.

De acordo com a Polícia, a vítima retornava de um clube de tiro e estava parada em seu veículo no congestionamento quando foi atacada pelos dois adolescentes armados.

Conforme o major PM Océlio Alves, comandante da 1ª Companhia do 5º BPM (Aldeota), quando os dois jovens anunciaram o roubo foram surpreendidos com a reação do advogado, que, armado com uma pistola calibre 380, efetuou disparos contra os acusados.

Arma

O adolescente E.R.F, de 17 anos, foi atingido na mão, e J. S. A, da mesma idade, ferido no pescoço. Um revólver calibre 38 foi apreendido com a dupla. Os dois foram levados para o IJF-Centro. O Adolescente ferido no pescoço está em estado grave.

Após reagir ao assalto, o advogado se apresentou no plantão do 2º DP (Aldeota), entregou a arma, foi ouvido e liberado.

FERNANDO RIBEIRO/EMERSON RODRIGUES
EDITOR/REPÓRTER
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.