5º dia de ataques: RMF e Capital somam 30 casos

Oito pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento com os atentados registrados desde sexta-feira (27)

Escrito por Emanoela Campelo de Melo / Nicolas Paulino - Repórteres ,
Legenda: Seis carros apreendidos pela Polícia Civil, que estavam no pátio do 20ºDP (Acaracuzinho), em Maracanaú, foram incendiados, durante a madrugada

Desde a última sexta-feira (27), a Grande Fortaleza é alvo de sucessivos ataques criminosos, em retaliação à morte de três integrantes da facção Comando Vermelho (CV), durante um confronto com a Polícia Civil. De lá para cá, pelo menos, 30 ações criminosas foram registradas na Capital e Região Metropolitana. Ontem, quinto dia consecutivo de atentados, duas delegacias da Polícia Civil foram os alvos.

> Terminais têm noite de calmaria
 
No bairro Curió, na Grande Messejana, em Fortaleza, o prédio onde funciona o 35ºDP foi alvejado por quase 50 disparos de pistola, calibre Ponto 40, de uso restrito das forças policiais, durante a madrugada. Suspeita-se que, pela quantidade de projéteis, o atentado tenha sido praticado por quatro ou cinco pessoas, segundo um policial civil que estava no local, na hora da ação.

Não foi possível identificar se os criminosos chegaram em motos ou carros, uma vez que, por estar passando por uma reforma na infraestrutura, a Delegacia não estava com as câmeras de videomonitoramento acionadas. Sem ter tempo para reação, o policial relata que tudo aconteceu muito rápido. "Estávamos aqui dentro e escutamos os disparos na fachada. Nossa primeira ação foi procurar abrigo", revelou. Ao saírem do prédio, já não havia mais ninguém na rua.

"E um ataque a nível de terrorismo", avaliou o profissional. Durante a manhã de ontem, a unidade funcionou, mas não registrou Boletins de Ocorrência (B.Os.) porque, depois do atentado, o sistema de informações ficou comprometido.

Em outro ponto da Região Metropolitana, seis carros que estavam no pátio do 20ºDP (Acaracuzinho), em Maracanaú, foram incendiados, também durante a madrugada. Segundo informações da Polícia Civil, um artefato incendiário foi arremessado por volta das 2h30, na fachada do prédio, e as labaredas se espalharam atingido os veículos apreendidos. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para debelar as chamas.

Na última segunda-feira (30), além do 15º ataque contra coletivos, ocorrido na Rua Pernambuco, no Planalto Pici, a SSPDS também registrou uma tentativa de incêndio contra uma viatura estacionada na sede do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), no bairro Aerolândia.

Detenções

Mais cinco suspeitos de participar dos ataques aos prédios e coletivos, e integrarem a facção Comando Vermelho foram presos. As capturas foram divulgadas, ontem, pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa. Ao todo, desde o último fim de semana, oito suspeitos dos atentados foram detidos.

As últimas prisões aconteceram segunda-feira (30). Quatro envolvidos nos ataques contra um ônibus e um posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), identificados como Paulo Vitor Silveira Santos, Danísio Nascimento da Silva, Antônio Denilson Nascimento da Silva e Rafael Martins da Silva, foram capturados em Caucaia. O quinto suspeito, Magno Araújo da Silva, foi detido no Conjunto Tancredo Neves.

Sobre as participações dos presos em facções criminosas, André Costa afirmou que "pelo contexto destes diversos crimes, a suspeita é que todos sejam de facção". O secretário disse não considerar um pedido de intervenção militar. "Não há necessidade disso", ponderou.

Para o gestor, as afrontas contra a Segurança Pública serão resolvidas com a continuidade do trabalho em andamento. Questionado sobre o mentor dos ataques, o secretário informou que a Pasta ainda não tem indicativos que apontem a participação de presidiários. "Se a investigação levar a identificação de presos, certamente eles responderão por isso. O Estado não está refém e a Polícia tem agido com rigor", disse André Costa.

Saiba mais

Transporte coletivo

- Conjunto Alvorada (2)

- Álvaro Weyne

- Jacarecanga

- Parque Dois Irmãos

- Sapiranga

- Parque São José

- Bela Vista

- Passaré

- Cristo Redentor

- Vila Velha

- Bonsucesso

- Horizonte (Região Metropolitana)

- Caucaia (Região Metropolitana)

- Planalto Pici

Prédios

- Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Vila União)

- Banco Itaú do bairro Edson Queiroz

- Caixa Econômica do bairro Carlito Pamplona

- Detran do bairro São Gerardo

- Secretaria Regional IV (Serrinha)

- Perícia Forense (Pefoce)

- Delegacia de Chorozinho

- Correios do bairro Jacarecanga

- Posto da Sefaz de Caucaia

- Depósito do Detran no Passaré

- Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Caucaia

- Sede do Batalhão de Polícia Ambiental

- Complexo de Delegacias de Maracanaú

- 20º DP (Maracanaú)

- 35º DP (Curió)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.