Romeiros pagam promessas no Santo Sepulcro

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Como um verdadeiro muro das lamentações, devotos do Padre Cícero fazem sacrifícios na trilha do Santo Sepulcro

Juazeiro do Norte. É grande a movimentação de devotos por toda a cidade na Romaria de Finados, que será encerrada hoje, com a passagem de mais de meio milhão de romeiros pela terra do "Padim", desde o último dia 29. Ontem, Dia do Romeiro, a maior parte dos fiéis chegou ao Município para reverenciar o Padre Cícero.

Pela manhã, o caminho que leva ao Santo Sepulcro, no Horto, teve milhares de pessoas em seu percurso. São pagadores de promessas. Alguns chegam a percorrer a trilha de mais de dois quilômetros com pedras na cabeça. Outros vão simplesmente fazer suas orações e passar por baixo das pedras gigantes, que fazem do local um diferencial nos pontos de visitação.

Além da grande movimentação ao local, há rituais diferenciados, também de reverência às almas e todos os santos e ao próprio Padre Cícero. É o que faz a tribo dos Pankararus. Na estrada que leva ao Santo Sepulcro, os índios cumprem o ritual um pouco afastados, em silêncio. São homens cobertos com uma vestimenta de palha, com pinturas e apenas uma mulher se integra ao ritual.

Com cachimbo na boca, e soltando bastante fumaça, a manifestação se cumpre. Os registros fotográficos não são permitidos. A crença indígena se mistura ao catolicismo, nessa que se transforma numa grande festa da religiosidade popular do Brasil, mesmo em período de reflexão voltado para o Dia de Finados.

Para o administrador e reitor do Santuário, frei Raimundo Barbosa Filho, essa participação dos índios, que também fizeram uma apresentação do Santuário dos Franciscanos, na manhã de ontem, mostra a dimensão da religiosidade popular e do Padre Cícero, hoje presentes em Juazeiro. Ele não faz uma associação dessa crença com a cultura indígena, mas ao próprio catolicismo e à devoção ao sacerdote do Nordeste brasileiro.

O caminho do Santo Sepulcro normalmente está associado ao sacrifício. Uma espécie de muro das lamentações e a busca de fortalecimento na fé. É o que fez a família de dona Luzia Maria Ferreira, de 62 anos, que chegou na noite de domingo, após as eleições, para cumprir sua promessa de mais de 20 anos de trazer a família ao Juazeiro. E veio todo mundo, menos um filho, o que lamenta bastante a ausência.

A Romaria de Finados será encerrada hoje, com missa a partir das 5h30, no Santuário dos Franciscanos, com o bispo emérito de Fortaleza, dom Geraldo Nascimento, seguindo de celebrações por toda a manhã. Às 6 horas, o bispo dom Fernando Panico preside missa na Praça do Socorro, onde se concentra milhares de fiéis. Ao meio-dia é celebrada a despedida dos romeiros, com cânticos e bênçãos dos objetos. Na Capela do Socorro estão depositados os restos mortais do Padre Cicero. É o local de grande concentração de fiéis.

Enquete
Prova de fé

"Todos os anos, venho com minha família pagar promessa. Volto renovada. É um momento sagrado em minha vida"

Luzia Maria Ferreira
62 anos
Agricultora

"Estou gostando muito. Há 33 anos venho aqui pagar uma promessa que fiz para ficar curado de um derrame. Quase morri"

Joaquim Félix
73 anos
Agricultor

MAIS INFORMAÇÕES

Romaria de Finados acontece até hoje em Juazeiro do Norte
Santuário de São Francisco
(88) 3511.1332

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER