Sobral recebe homenagem do MEC por ter melhor resultado em alfabetização do País

Os estudantes das escolas municipais de Sobral obtiveram os melhores resultados em todas as habilidades (leitura, escrita e matemática), superando as médias do Brasil, Nordeste e Ceará

Escrito por Redação ,

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, recebeu, nesta quarta-feira (28), homenagem do Ministério da Educação (MEC) em reconhecimento aos melhores resultados em alfabetização no Brasil, conforme dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA 2016). Os alunos das escolas municipais de Sobral superaram as médias do Brasil, Nordeste e Ceará em níveis de aprendizagem de leitura, escrita e matemática.

Na habilidade escrita, 91,36% dos estudantes sobralenses obtiveram os melhores desempenhos, superando a média cearense (70,71%) e nacional (66,15%). Na habilidade leitura, 83,54% dos alunos das escolas de Sobral dominam a competência, enquanto a média do Estado foi de 54,76% e a do Brasil ficou em 45,27%. 

Na avaliação de matemática, 83,56% dos alunos sobralenses demonstraram nível adequado de aprendizagem, resultado superior à média do Ceará (51,72%) e do Brasil (45,53%).

> Ceará é o líder do Nordeste na Educação Básica e o 5º no País
> Ceará avança e busca adequar aprendizagem

Ideb

Além dos resultados positivos em alfabetização, Sobral também teve o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil. No último Ideb divulgado, o município foi o 1º do ranking nacional das escolas públicas, com nota 8,8. 

O Estado também obteve um bom resultado no último Ideb, sendo o líder da Educação Básica no Nordeste e o 5º do País. O índice também apontou que, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 77 estão no Ceará.

O secretário da Educação do município, Hebert Lima, e a diretora da Escola Municipal José da Matta, Mílvia Carbal, acompanharam o prefeito na cerimônia de homenagem, que ocorreu em Brasília, no Palácio do Planalto. Além disso, Ivo Gomes aproveitou a ida à capital do País para cumprir agenda no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em busca de novos recursos para o município.