Ocara realizará VII Festa das Almas

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A manifestação popular une o sagrado e o profano, reunindo milhares de pessoas na cidade de Ocara

Fortaleza Mais um ano a tradição se repete: o sagrado e o profano se encontram na VII Mostra da Cultura Popular de Ocara - Festa das Almas. Todos os anos, moradores deste Município e centenas de visitantes se encontram para reverenciar os mortos na data do Dia de Finados. A festa acontece do dia 1º para o dia 2 de novembro.

Fala-se em sagrado e profano porque a Festa das Almas - "Ocara Vivendo a Cultura de Corpo e Alma" costuma ter uma programação voltada para a religiosidade e para quem quer apenas participar dos festejos de shows. As atividades religiosas começam às 18 horas, com o Terço das Almas, no cemitério da cidade. Ja na Praça de Eventos serão realizadas apresentações culturais, feira de artesanato, comidas típicas e show de bandas de forró. Este ano, terá as bandas Solteirões do Forró, Forró do Bom, Lagosta Bronzeada, Jr. e Forró do Gordin.

A realização da festa é da Prefeitura Municipal de Ocara, com apoio da Sociedade dos Amigos de Ocara, patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste, Governo Federal e Caixa Econômica.

Desde 2009, uma parceria entre a Igreja e o Município vem fortalecendo e resgatando o sentido genuíno do evento.

O início

A Festa das Almas remonta ao início do século XX, quando Ocara ainda se chamava Jurema e era apenas um povoado com poucos anos de fundação, como tantos outros do sertão. Naquela época, o cemitério não tinha muros que protegessem os túmulos. Preocupado com a situação, um dos fundadores da cidade, o líder religioso Pai Dodó, iniciou uma campanha para a realização de um leilão. As prendas foram doadas pela população e o dinheiro dos arremates seria utilizado na construção da murada do cemitério. A data escolhida foi a véspera do Dia de Finados, e a partir da data, todos os anos eram realizados leilões para novas melhorias no lugar. Como o passar dos anos, mais pessoas foram participando daquela celebração.

O que se iniciou com o tema da saudade, por conta da partida de entes queridos, passou a ser motivo de reencontro da comunidade. Aos poucos essa alegria foi recebendo elementos festivos habitualmente vistos em quermesse, como a feira de comidas, a dança e o forró pé-de-serra. Como as pessoas iam montadas em animais ou mesmo a pé, se demoravam mais um pouco em Ocara, e a festa passou a durar mais que a véspera de Dia de Finados. Com o tempo, as pessoas foram se coadunando a um espírito de festa. Esta diversidade de motivos na festa e o seu sentido para os moradores de Ocara foi objeto de estudo do historiador Antônio Marcondes dos Santos Pereira. Ele, que tem raízes no Município, dedicou-se durante sua formação acadêmica a estudar cientificamente esta manifestação.

A pesquisa de Antônio Marcondes compreendeu o período de 1980 a 1990 e revelou que desde seu início a festa recebeu vários nomes: Festa das Mulheres, das Primas, dos Finados e das Almas. Os dois primeiros nomes devem-se à presença de prostitutas no Município, vindas de outros locais. Com o tempo, elas começaram a participar também da festa, fazem parte deste imaginário.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura do Município de Ocara - Estado do Ceará
Avenida Coronel João Felipe, 239
Telefone: (85) 3322.1010

Evelane Barros
Subeditora do Regional