Paulo César Norões: Ciro será o fiel da balança?

Escrito por Redação ,

Ciro Gomes volta hoje da Europa. Será recepcionado com festa. Como em política nada é por acaso, objetivo é reforçar a imagem do presidenciável que ficou em terceiro lugar no primeiro turno e que já se projeta como candidato daqui a quatro anos. Não à toa as lideranças pedetistas passaram os últimos dias mobilizando a militância. Na Assembleia, o presidente Zezinho convocou deputados atuais e eleitos. Quem presidiu a reunião foi Cid Gomes. Estavam lá também o gabinete do prefeito Roberto Cláudio e muitos vereadores de Fortaleza. Os 13 milhões de votos de Ciro no primeiro turno são a esperança de Fernando Haddad para virar o jogo, domingo. A imprensa local e nacional vai estar no aeroporto. Há a expectativa de que o pedetista declare voto no candidato do PT. Algo mais que o tal 'voto crítico', que declarou antes de viajar. Evento de visibilidade assim tem que ser grande.

Sem sintonia

Esse desencontro entre as decisões dos partidos em nível nacional e as ações dos filiados nos estados, que o jornalista Miguel Martins reportou no Diário do Nordeste de ontem, retrata bem a fragilidade do sistema político brasileiro. Quem tem voto, de fato, são os políticos, parte das legendas são inexpressivas, só servem como balcão de negócios. Daí, cada um age de acordo com sua conveniência local.

GARANTIA

Na votação do texto final que garante incentivos fiscais ao setor automotivo conhecido como Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística, na comissão que analisa a Medida Provisória 843/2018, parlamentares cearenses foram ágeis para barrar emendas da bancada pernambucana que poderiam evitar iniciativas desvantajosas à indústria cearense, em especial à Troller, que fabrica jipes em Horizonte. "Garantimos a continuidade dos incentivos fiscais para a indústria automotiva do Ceará e asseguramos que o presidente da Ford, Lyle Watters, assumisse o compromisso de adquirir produtos dos fornecedores cearenses contribuindo com o desenvolvimento local", destacou o deputado Danilo Forte (PSDB).

ONIPRESENTE

Ex-senador Mauro Benevides vai ter jornada dupla no próximo dia 6 de novembro. De manhã, no Congresso Nacional, solenidade pelos 30 anos da Constituinte, da qual foi o vice-presidente. À noite, em Fortaleza, prestigia solenidade pelo mesmo motivo na Câmara Municipal. Aliás, a Casa que o projetou para a política, em 1955.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados