Presidente eleito define chefe do Itamaraty para melhorar imagem do Brasil

Bolsonaro escolhe Ernesto Araújo para assumir o Ministério das Relações Exteriores e se reuniu com embaixadores

Escrito por Redação ,

Jair Bolsonaro já tem uma estratégia para melhorar sua imagem no exterior. Nesta quarta-feira (14), ele escolheu seu futuro chanceler e se reuniu com vários embaixadores. Em um sinal de foco nas relações diplomáticas com Washington, o presidente eleito escalou o embaixador Ernesto Araújo, 51 anos, atual diretor do Departamento dos EUA, Canadá e Assuntos Interamericanos para assumir em 2019 o comando do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). 

Araújo tem um alinhamento direto com Bolsonaro. Durante a campanha, ele criou um blog defendendo as ideias do então candidato do PSL. O blog se chama Metapolítica 17. 

Na apresentação, Araújo coloca-se como escritor e afirma que deseja “ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista”. 
Ao anunciar Araújo para o Itamaraty, Bolsonaro afirmou que “a política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje”. Após ter feito o anúncio nas redes sociais, Bolsonaro deu entrevista coletiva em Brasília ao lado de Araújo, a quem definiu como uma pessoa “experiente apesar de jovem”. 

Bolsonaro defendeu que o futuro ministro motive a diplomacia brasileira e incremente o comércio “sem viés ideológico”, em referência contrária à política externa dos governos do PT, de aproximação de países de regimes de esquerda, como Cuba e Venezuela.

Em discurso, o futuro ministro disse que espera implementar parcerias comerciais em benefício de todos os brasileiros. “Antes de tudo quero garantir que esse momento extraordinário que o Brasil está vivendo com a eleição do presidente Bolsonaro se traduza dentro do Itamaraty. Uma política efetiva, em função do interesse nacional. Uma política do Brasil atuante, do Brasil feliz, do Brasil próspero”.

Já o general da reserva Augusto Heleno, um dos principais auxiliares de Bolsonaro, disse que o “desgaste da imagem” do Brasil no exterior ficou evidente durante a campanha eleitoral, mas isso será desfeito rapidamente. Bolsonaro conversou, ontem com embaixadores. Segundo Heleno, esses diplomatas desejaram que “Deus nos ajude”.

O futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) atribuiu à oposição esse desgaste. “Foi um recurso desprezível usado por um dos lados, injustificável. Inadmissível que autoridades brasileiras façam campanha contra o Brasil. Isso é lamentável e vai se desfazer com o tempo, porque são tão infundadas que o tempo vai se encarregar de mudar essa visão”.

O presidente eleito se reuniu, ontem, com os embaixadores do Chile, Emirados Árabes, França e Reino Unido no gabinete de transição. “Foram conversas diplomáticas. Votos de parabéns pela eleição, desejo que Deus nos ajude, que Alá nos ajude”.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.