Camilo Santana vai extinguir 997 cargos comissionados e 25% das secretarias em novo mandato

A mensagem foi encaminhada nesta terça-feira (11) para a Assembleia Legislativa

Escrito por Redação ,

O governador Camilo Santana vai acabar com 997 cargos comissionados e 25% das secretarias no seu novo mandato, a ser iniciado em 1º de janeiro de 2019. O número de secretarias será reduzido das atuais 27 pastas para 21. 

Os detalhes da proposta foram finalizados na manhã desta terça-feira (11), depois de uma reunião, no Palácio da Abolição, comandado por Camilo Santana.

A mensagem com a reforma administrativa foi encaminhada nesta terça para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

O Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, adiantou que três secretarias serão extintas. Gabinete do Governador, Políticas sobre Drogas e Agricultura e Pesca. "Reforço que a de Políticas sobre Drogas vai passar a funcionar na Secretaria Executiva na Saúde. A da Agricultura e Pesca vai para Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio", disse.

Ainda segundo Élcio Batista, com o fim dos cargos, o Governo do Ceará vai economizar por ano cerca de R$ 27 milhões. "O objetivo é integrar mais o governo neste próximos quatro anos. Melhorar o resultado do trabalho que será entregue ao cidadão", disse Élcio.

Secretarias fortalecidas

Algumas pastas deixarão de existir e suas funções passarão para a administração de outras secretarias que ficarão fortalecidas. 

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social passará a ser denominado de Secretaria de Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos. 

Já a Sejus passará a se chamar Secretaria de Administração Penitenciária, e terá suas atribuições focadas no tema. As secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública não passaram por redução de suas atribuições. 

A Controladoria Geral de Disciplinas também perde o status de Secretaria, bem como o Conselho Estadual de Educação. A Junta Comercial deixa a Secretaria da Fazenda e passa para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Saiba como ficará a nova administração Camilo Santana, a partir do dia 1º de janeiro:

- Secretarias e órgãos extintos 

Gabinete do Governador/ Gabinete do Vice-Governador/ Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas/ Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/ Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura/ Centro de Educação à Distância 

 

- Secretarias renomeadas 

Secretaria de Justiça e Cidadania > Secretaria de Administração Penitenciária 

Secretaria do Esporte > Secretaria do Esporte e Juventude 

 

- Cargos extintos 

Chefe de Gabinete do Governador/ Chefe de Gabinete do Vice-Governador/ Secretário de Justiça e Cidadania/ Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social/ Secretário do Esporte/ Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura/ Secretário Especial de Políticas sobre Drogas 

 

- Cargos Criados 

Secretário da Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos/ Secretário do Esporte e Juventude/ Secretário da Administração Penitenciária

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.