Governo quer fazer doação de ônibus aos Municípios

Escrito por Redação ,
A Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, recebeu mais uma mensagem do Governo do Estado. Segundo o líder do Governo naquela Casa, deputado Nelson Martins (PT), a administração pede autorização do Legislativo para doar ônibus escolares para os municípios cearenses. A compra desses veículos foi com recursos de um empréstimo realizado pelo Executivo, ainda no ano passado.

Nelson explicou que o Governo do Estado estabelece condições para as doações. "Uma delas é de que o Governo do Estado só vai doar um transporte escolar, para cada veículo desta natureza adquirido pelo respectivo município", ressaltou.

Indagado sobre a viabilidade de tal proposta, já que boa parte das prefeituras estão com dificuldades financeiras devido à diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o petista esclareceu que "o Bndes também abriu crédito específico para os municípios adquirirem esses transportes, até porque o Governo Federal tem interesse em acabar com a precariedade do transporte escolar, muitos deles sendo os tradicionais paus de arara", disse.

Em agosto último, no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Welington Landim (PSB) reclamou da burocracia dos bancos de fomento estatais como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste (BNB) para liberarem os recursos da linha de crédito aos municípios para a aquisição destes equipamentos. Outro ponto levantado pelo parlamentar naquela ocasião é a descentralização dos recursos dos recursos repassados pelo Governo Federal aos municípios, que, segundo ele, os mesmos começaram a ficar mais escassos e as contrapartidas reclamadas das cidades, por sua vez, mais elevadas.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.