Deputado cobra ação do governo

Escrito por Redação ,

Diante da iminência de um novo atraso na conclusão das obras da Transposição das Águas do Rio São Francisco, o deputado Roberto Mesquita (Pros) cobrou, na tribuna da Assembleia Legislativa, "coragem" do governo cearense para destravar o impasse. Em pronunciamento na última sexta-feira (23), ele comparou a situação enfrentada pelo governador Camilo Santana (PT) com a que foi protagonizada pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT) em 1993, quando teve a "determinação" de construir o Canal do Trabalhador, que garantiu o abastecimento da Capital naquela época.

Roberto Mesquita fez o alerta em razão da possibilidade de o Ceará enfrentar o sétimo ano seguido de escassez hídrica em 2018. A finalização da última etapa do empreendimento - Eixo Norte - corre o risco de ser adiada, mais uma vez, porque, segundo o parlamentar, o ministro da Integração, Helder Barbalho, informou que a construtora responsável está "quebrada" e pode abandonar as obras.

"Hoje, falta coragem de um governante que bote lá o exército, para em 90 dias, 60 dias, terminar esse trecho", citou. Para Mesquita, é "inadmissível" ver as obras não concluídas por "marasmo" dos governantes, já que o recurso está garantido.

Ele lembrou de Ciro Gomes, quando em 1993, como governador, decidiu construir o Canal do Trabalhador. "Sou opositor do grupo político do candidato a presidente da República, Ciro Gomes, mas não posso deixar de destacar a coragem que ele teve para, naquele momento, tomar a decisão. Ele determinou a construção do Canal do Trabalhador e fez essa obra em 90 dias".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.