Começa hoje a distribuição de 4,8 mil urnas na Capital

Escrito por Redação ,

O Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) concluiu, ontem, a preparação das 4.870 urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições, no próximo domingo (7), em Fortaleza. De acordo com a Coordenadora das Eleições do TRE-CE, Edna Saboia, "o calendário de preparação das urnas e de distribuição está sendo cumprido e até agora não ocorreu nenhum imprevisto".

A partir de hoje (3), as urnas começam a ser distribuídas nos 620 locais de votação da Capital. Do total, 27 são exclusivas para justificativa eleitoral. Cento e vinte e um veículos contratados para o transporte das urnas sairão do depósito do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas, no Antônio Bezerra, e percorrerão a Cidade, dividida em rotas por zona eleitoral.

> Candidatos fazem aposta final antes do 1º turno 

Ao chegarem nos locais de votação, os equipamentos serão entregues aos delegados de prédio, encarregados do recebimento e guarda das urnas eletrônicas. Já no Interior do Estado, a carga dos equipamentos é realizada até amanhã (4).

A distribuição das 16.579 urnas nas zonas eleitorais do Interior do Estado ocorre apenas no sábado (6). Somando Interior e Capital, são 6.778 locais de votação e 21.449 urnas utilizadas, além de 2.579 urnas reservas.

Na véspera das eleições, equipes dos cartórios eleitorais vão percorrer todos os locais de votação para realizar o teste nas urnas. Também serão verificadas, no sábado, as condições elétricas dos locais onde funcionarão as seções eleitorais no pleito.

Já para os candidatos, de acordo com o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), amanhã (4) é o último dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É, ainda, o último dia para a propaganda política em reuniões públicas e comícios.

Também é proibida, a partir de amanhã, a utilização de aparelhos de som fixos entre as 8h e 00h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ocorrer até as 2h.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.