Se a Prefeitura de Fortaleza acreditava que não teria problemas para aprovar o parcelamento e adiamento do prazo de vencimento dos alvarás para 31 de agosto, a prática mostrou que o assunto não está tão fácil de ser resolvido. A pressão de empresários, sobretudo do setor de bares e restaurantes, parece ter dado resultado e não houve quorum para a votação, mesmo com o prefeito dispondo de uma folgada maioria na Casa. Com o projeto retirado de pauta pela liderança do prefeito, a lei dos alvarás segue intacta como foi aprovada, com os valores que provocaram toda essa celeuma. Os atuais alvarás, aliás, perdem a validade amanhã. O assunto, pelo visto, ainda vai render bastante. O movimento dos empresários tende a ganhar mais adeptos no setor e a simpatia de parte da opinião pública, que abomina taxas e impostos.
Reunião
Presidente do PDT do Ceará, André Figueiredo, dividiu no fim de semana agenda no Interior com uma longa reunião na residência de Cid Gomes. Os dois mais o governador Camilo Santana. Na pauta, as coligações do bloco governista. Na proporcional, quatro ou cinco blocos reunindo os mais de 20 partidos aliados. André ouviu que o apoio, mesmo que informal, à candidatura de Eunício Oliveira é irreversível.
Bate & assopra
O que vai ficando claro diante dos movimentos governistas nos últimos dias é que Eunício tem o apoio declarado de Camilo e do prefeito Roberto Cláudio, que o elogiou bastante na solenidade de autorização do início das obras na Beira-Mar. Cid não fala nada publicamente, mas já deu o ok. Ciro Gomes, porém, vai continuar batendo no senador. Ele e Lia, a irmã candidata à Assembleia.
Cada um na sua
O arranjo satisfaz ao senador emedebista. Afinal, aos olhos da população a parceria dele é com Camilo. Foi com o governador que Eunício rodou o Ceará de cabo a rabo, liberando verbas do Governo Federal. E, se para Ciro é uma incoerência apoiar Eunício, com quem vêm trocando insultos nos últimos quatro anos, pode-se dizer que a recíproca é verdadeira. Seria esquisito os dois juntos.
Bancada...
Comunicadores que têm feito política com base na popularidade entram na campanha com estratégias distintas. Ely Aguiar articula coligação do seu PSDC com outros partidos pequenos e acena apoio ao General Theophilo, o que vai depender de uma conversa com Tasso. Ferreira Aragão vai ter dificuldade na região Norte com a candidatura de Lia Gomes, mas os Ferreira Gomes prometeram apoio.
...Da bala
Outro complicador para os atuais deputados estaduais é a decisão de Victor Valim de trocar a Câmara Federal pela volta à Assembleia Legislativa. Valim, que agora está no Pros do Capitão Wagner, vai para disputa deste ano com um olho na eleição municipal de 2020, quando pensa em se candidatar a prefeito de Caucaia. Para tanto, tem que se cacifar com uma votação expressiva em 2018.
"Houve uma queda nos números, mas não podemos dizer que foi o suficiente. O ideal é que nenhuma pessoa faleça nas vias e rodovias brasileiras"
Alexandre Baldy, ministro das Cidades, sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)
Tem mais...
Marketing
Publicitário Einarth Jácome da Paz já está com casa montada em Fortaleza. Vai tocar a campanha do General Theophilo. Ele, que fez a campanha vitoriosa de Ciro Gomes para prefeito, em 1988, e foi casado com Lia Gomes, agora joga no time oposto ao da família da ex-mulher.
Homenagem
Ex-secretário do Turismo Alexandre Pereira receberá nesta quinta, 19h, na Câmara de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira, principal honraria do Legislativo municipal. Iniciativa do vereador Ésio Feitosa.
Haja voto
Disputa boa no extremo Norte do Estado. Sérgio Aguiar e Gony Arruda, que têm medido forças nos últimos 20 anos - os dois seguidamente eleitos deputados estaduais -, agora disputam votos de Granja, Camocim e adjacências com o ex-prefeito de Granja Romeu Aldigueri, primo de Gony.