Candidatos fazem aposta final antes do 1º turno

Partidos com mais estrutura intensificam campanha no Interior, enquanto alguns mantêm foco na Capital

Escrito por Letícia Lima - Repórter ,

A quatro dias do primeiro turno, as estratégias de campanha dos candidatos ao Governo do Estado estão traçadas. Alguns intensificam atividades de campanha em Fortaleza, mas os mais bem colocados nas pesquisas voltam as atenções ao Interior do Ceará. De acordo com a legislação eleitoral, postulantes têm até as 22h do próximo sábado (6) para fazer caminhadas, carreatas, passeatas, distribuição de material gráfico e usar carro de som.

> Começa hoje a distribuição de 4,8 mil urnas na Capital

Até lá, o governador Camilo Santana (PT), candidato à reeleição, seguirá com as caminhadas pela Capital, no período da manhã. Segundo o coordenador de campanha do petista, Nelson Martins, foram percorridos 26 bairros da Capital até o momento. À noite, ele voltará atividades a municípios do Interior.

Na próxima sexta, Camilo participará de uma carreata na região do Cariri. No sábado, estão previstas uma carreata em Caucaia, outra em Fortaleza e uma caminhada em Sobral. Estas duas últimas atividades devem contar com a presença do candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT).

"O governador já visitou mais de 40 municípios, porque ele continua governando, então está fazendo campanha mais de manhã, ao meio-dia. À noite e nos finais de semana tem usado o tempo para gravar os programas de TV. E estamos fazendo encontros, em todas as regiões, de preparação da reta final da campanha, para mobilizar prefeitos, vereadores, lideranças, ex-prefeitos", detalhou.

Foco no Interior

Já General Theophilo (PSDB) concentrará atividades no Interior. Segundo a assessoria do tucano, a agenda dele será "casada" com a do senador Tasso Jereissati em municípios da Serra da Ibiapaba. Hoje, ele participa de carreata em São Benedito e de outra em Tianguá.

Na sexta (5), Theophilo marca presença na região do Cariri e, na véspera da eleição, encerra a campanha com uma carreata em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. "Estamos priorizando a ida ao Interior, carretas, passeatas, o contato corpo a corpo com o eleitor para que a gente torne o nome do General ainda mais conhecido do que ele já está", justifica.

Capital

Enquanto isso, Ailton Lopes (PSOL) aumentará as investidas em Fortaleza, segundo a assessoria, por conta do pouco tempo de campanha. Hoje, por exemplo, ele faz três panfletagens e duas caminhadas na Capital. Amanhã, participa de plenária na sede do partido. Na sexta, Ailton faz panfletagens em Fortaleza e, no sábado, participa de caminhada no Dragão do Mar. Segundo a assessoria, ele visitou, até agora, quase 20 municípios.

"Vamos fazer uma campanha bastante intensa de conversa com as pessoas, de panfletagens nos terminais, nas feiras, nos diversos bairros (da Capital). Caminhamos nos municípios onde nós pudemos percorrer durante esse tempo que tivemos e tem gente de forma voluntária fazendo a nossa campanha em diversos municípios do Estado", diz o candidato do PSOL.

Hélio Góis (PSL), nos dois próximos dias, deve ter agenda mais "fechada" com a equipe de campanha e militância. Somente um dia antes da eleição, no sábado, é que ele participa de uma carreata na Capital, em prol de sua candidatura. Segundo o coordenador político da campanha do PSL, Paulo Góis, outras devem ocorrer no mesmo dia em vários municípios do Estado. "98% do Estado é coberto pelo movimento Direita Ceará, que vem trabalhando algum tempo com o candidato Hélio Góis".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.