Assembléia reinicia atividades normais

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: André Lima
A Assembléia Legislativa abriu ontem, com uma sessão solene, os trabalhos do segundo período de 2005. Em função do falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de Caucaia, Domingos Pontes, o presidente da Casa, deputado Marcos Cals (PSDB), solicitou reverência através de um minuto de silêncio para, em seguida, levantar a sessão. Após externar a perspectiva de colocar a TV da Assembléia para funcionar ainda este semestre, o tucano convidou os presentes para uma visita às instalações, em fase de conclusão. O secretário de Administração, Mauro Filho, que é deputado licenciado, representou o governador Lúcio Alcântara (PSDB) na solenidade.

Vários parlamentares acompanharam Marcos Cals na visita às obras de edificação da torre da TV Assembléia. Segundo o tucano, ainda não foram definidos detalhes de como será a programação do canal. A certeza está na transmissão das sessões ordinárias e das reuniões das Comissões Permanentes da Casa, bem como de um noticiário, a ser exibido no turno da noite. Algumas entidades procuraram informalmente o Legislativo para discutir a possibilidade de participar da programação. Dentre elas os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

CORRUPÇÃO - Cals disse que não sabia dizer qual tema iria predominar nos debates da Assembléia, que serão retomados hoje. No entanto, ele acredita que a ´indignação´ com as denúncias de corrupção que atingem o Governo Federal e o Congresso Nacional será tema diário neste primeiro momento. ´O envolvimento de parlamentares federais no esquema do mensalão e a corrupção no aparelho do Estado, leia-se Governo Federal, onde vários setores foram atingidos, como os Correios. O que esperamos é que haja investigação profunda e que os culpados sejam realmente punidos´, declarou.

No entendimento do presidente da Assembléia, não cabe na sociedade brasileira a figura do ´acordão´, segundo qual alguns parlamentares seriam punidos em detrimento da maioria. Para ele, isto desgastaria a imagem de toda a classe política. ´Estamos sendo atingidos diretamente por essa indignidade que cometeram ao País. É fundamental que passemos isso a limpo e que os congressistas tenham a consciência de que o povo é consciente´, destacou ele, ao pedir prudência nas investigações para que inocentes não sejam envolvidos.

Marcos Cals lembrou que a Mesa Diretora deverá receber até o próximo dia 5 de agosto a defesa escrita do deputado José Nobre Guimarães (PT). O petista tentará provar que não possui qualquer envolvimento com os fatos que culminaram com a prisão de seu ex-assessor, Adalberto Vieira, que transportava 100 mil dólares escondidos na cueca. ´Nós encaminharemos aos membros da Mesa Diretora uma cópia desses esclarecimentos e, posteriormente, marcaremos um dia para discussão e deliberação da representação do PSDB. Não temos ainda como formular um juízo nessa situação. Espera-se que ele (Guimarães) seja convincente, sob pena da Mesa Diretora ter que encaminhar ao Conselho de Ética para investigação´, advertiu.

Cals declarou que não sabe da origem ou destinação do dinheiro que era transportado por Adalberto, mas cobrou que o ex-assessor venha a público dizer a verdade sobre o fato. Sobre a possibilidade de abertura de processo disciplinar contra a deputada Íris Tavares (PT), ele espera pela manifestação do ouvidor do Conselho, deputado Antônio Granja (PPS), que já está de posse da representação feita pelo PRP de Juazeiro Norte. Íris é acusada de apropriar-se de parte do salário de ex-assessores. O presidente da Assembléia afirmou que não vai deixar que o debate eleitoral envolva os trabalhos da Assembléia. ´O campo político eleitoral é lá fora, não em relação às situações que estamos tratando´, disse.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.