Morre candidato à Presidência Eduardo Campos em acidente de avião

Causa da queda do avião pode ter sido o mau tempo na cidade paulista

Escrito por Reuters / Agência Brasil / Redação Web ,

Siga todas as informações da tragédia:

Eduardo Campos

Foto: Divulgação

Atualizada às 17h35.

O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) morreu em um acidente de avião em Santos na manhã desta quarta-feira (13), confirmou Julio Delgado, deputado federal do partido. Segundo uma fonte da agência internacional de notícias Reuters, que falou sob condição de anonimato, a candidata à vice-presidente na chapa do PSB, Marina Silva, não estava na aeronave. Porém, outras 6 pessoas também faleceram, 4 passageiros, o piloto do jato e o copiloto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h, em uma casa na altura do número 50 da Rua Vahia de Abreu, na esquina com a  Rua Alexandre Herculano, no bairro do Boqueirão. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo - chovia em Santos na hora.

Veja a trejetória do avião

Queda

Arte: Felipe Belarmino

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA,  que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP), e arremeteu quando se preparava para o pouso, por causa do mau tempo.

Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o avião, segundo o Comando da Aeronáutica. 

aviao

Avião do modelo Cessna 560XL é semelhante ao que viajava Campos Foto: Wikimidia 

Avião tinha porte médio 

O jato em que estava Eduardo Campos é produzido pela empresa Cessna Aircraft Company e tem porte médio. O modelo mais recente do Cessna 560XL, o Cessna 560XL+,  tem velocidade máxima 817km/h e pode viajar 3.910 km. A aeronave possui 9 lugares. 

Leia mais:

> Campos visitou o Ceará no mês passado em campanha

> Confira galeria de imagens de Eduardo Campos

> Cid Gomes abandona compromissos de campanha após morte de campos

> Internautas e personalidades repercutem morte de Eduardo Campos nas redes sociais

> Dilma cancela atividades de campanha após morte de Eduardo Campos

> Veja a trajetória política de Eduardo Campos

> Políticos cearenses lamentam morte de Eduardo Campos

> Marina Silva afirma estar chocada com morte de Eduardo Campos

> Aécio Neves lamenta morte de Campos e cancela agenda de campanha

A Aeronáutica informou que já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com o certificado de aeronavegabilidade e inspeção anual de manutenção em dia.

Oito carros dos Bombeiros estão atendendo às ocorrências. Representantes do PSB viajam para Santos para se juntar à perícia no reconhecimento do corpo das vítimas.
 
Eduardo Campos nasceu em 10 de agosto de 1965, em Recife. O político se formou em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aos 20 anos. Adentrou na política por influências muito próximas, como de seu avô e da sua mãe, e se tornou governador do seu estado e presidente do seu partido. Eduardo deixa a esposa e 5 filhos.

Coincidência trágica

Eduardo Campos morreu no mesmo dia que o avô, Miguel Arraes, em 13 de agosto. Miguel, nascido no município cearense de Araripe, também teve trajetória de sucesso na política, sendo governador do estado de Pernambuco por 3 vezes, deputado estadual e federal e prefeito da capital, Recife. Miguel faleceu em 2005, há exatos 9 anos.