Meirelles afasta volta da CPMF e diz que ela prejudica pobres

"É um imposto regressivo, os mais pobres pagam mais", afirmou ele em evento

Escrito por Folhapress ,

O presidenciável Henrique Meirelles (MDB) disse que é contra o retorno da CPMF, nesta quarta-feira (19), diante de pergunta sobre proposta apresentada pelo guru econômico de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes.

"É um imposto regressivo, os mais pobres pagam mais", afirmou ele em evento da revista Veja, em São Paulo.

A ideia de recriar a contribuição foi feita pelo economista para uma plateia reduzida, na terça-feira (18), e revelada pela Folha de S.Paulo.

Guedes disse ainda que pretende estabelecer uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas -e aplicar a mesma taxa na tributação da distribuição de lucros e dividendos.

Meirelles qualificou a CPMF como uma contribuição ineficiente, que poderia prejudicar a melhora da produtividade no país e complicar a atividade econômica.

"É um imposto que incide de maneira errática. As pessoas pagam sem saber que estão pagando", afirmou o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central.

"Isso prejudica mais aqueles de menor renda, porque ele [imposto] vai incidindo sobre transações que a pessoa não tem nem conhecimento."