Brasileiro é o 2º no mundo com mais medo de andar sozinho na rua à noite, aponta estudo

A pesquisa mostrou que 68% dos brasileiros se sentem inseguros em andar sozinhos na rua escura; entre as mulheres, índice chega aos 76%

Escrito por Redação ,

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 68% da população, cerca de sete em cada 10 brasileiros, se sentem inseguros em andar à noite sozinhos na sua vizinhança. Entre os 124 países pesquisados, o Brasil ocupa o segundo pior lugar no ranking, perdendo apenas para o Afeganistão.

O levantamento aponta ainda que esse índice aumenta quando se trata das mulheres, com 76% das brasileiras afirmando sentir medo de andarem sozinhas à noite na rua. A situação preocupa 60% dos homens.

Os dados também variam conforme a área habitada, se mostrando um fenômeno mais comum nas grandes cidades. Nos municípios maiores, 75% dos moradores sentem temor de andar sozinhos na rua escura. Já nas cidades menores, incluindo o campo, 61% têm essa percepção.

“Até quando a gente pergunta para a população se alguém na família sofreu algum assalto nos últimos 12 meses, a situação do Brasil é ruim, mas não é tão ruim. Mas a situação vamos dizer do medo da violência, acaba sendo maior do que a própria violência”, afirma o diretor do FGV Social, Marcelo Neri.