Valores espirituais

Já tivemos a oportunidade de salientar, que vivemos dias de expectativas, para não dizer de intranqüilidade e angústia no contexto mundial. Em todas as nações, da mais rica às mais pobres, existem problemas relacionados com a falta de entendimento, humildade, justiça, amor e paz, dentre outros sentimentos. Acreditamos que a supremacia dos valores materiais sobre os espirituais é a grande responsável pelo atual desajuste universal. Quando dizemos valores espirituais não estamos nos referindo e também nos restringindo a uma determinada religião, doutrina ou seita. Vale lembrar Mahatma Gandhi: ´Considero-me hindu, cristão, muçulmano, judeu, budista e confunciano´.

No início do Século XXI é cada vez maior a quantidade de pessoas estudando filosofia, em particular a metafísica, visando encontrar, de forma sistemática, os princípios básicos da realidade e do conhecimento, ou seja, a verdade. Todavia, referida busca de conhecimento ainda não atingiu, infelizmente, parte significativa daqueles que formulam políticas públicas e detêm o poder. A necessidade de alcançarmos e executarmos atitudes sedimentadas em bases espirituais de amor ao próximo, evitaria o surgimento de fundamentalistas, bem como a prática de atos incompatíveis com a moral.

Não podemos mais conviver com guerras, terrorismo, disputas inócuas, enfim com qualquer tipo de violência política, social, econômica, etc. A discriminação entre pessoas, por exemplo, representa a forma mais cruel de coação, permitindo o constrangimento físico ou moral. A falta de solidariedade leva ao desentendimento, à intolerância e ao comportamento irracional. ´O mundo físico não mais evoluirá sem o auxílio flagrante do Mundo Espiritual. Eis o grande ensinamento que as nações aprenderão no transcurso deste Terceiro Milênio´. Por sua vez, ´A tecnologia supera as barreiras. A Internet é um exemplo. Mas é fundamental que a Solidariedade se desenvolva à sua frente, de forma a iluminar os seus caminhos´.

Conforme entendemos, precisamos, cada vez mais, nos aproximar da Igreja de Deus. A verdadeira sabedoria está no Evangelho e, com certeza, a sua difusão servirá para nos mostrar a figura de Cristo como Mestre e Salvador do mundo. Maledicências, injustiças, falta de amor, é o que vemos por toda parte. O mundo nos julgará de forma efêmera, mas o Cristo, a quem amamos e servimos, fará um julgamento eterno. Por fim, a fraternidade e o desprendimento franciscanos poderão orientar nossas ações no sentido de conhecermos a Verdade e o amor a Deus.

Professor e economista