Padrões da beleza

A pessoa vistosa se destaca em um ambiente". Frase corriqueira no cotidiano. O consenso é claro: ser bonito garante uma vantagem, pois independentemente de sua competência, você dará um motivo a mais para as pessoas lhe olharem com atenção. A busca exagerada pela beleza, todavia, pode se tornar um grilhão. Ser deu lugar ao parecer. O uso de máscaras esconde quem as pessoas realmente são. Em uma academia qualquer, uma mulher malhava freneticamente. Muito tempo, desde cedo pela manhã.

Tornar-se 'malhada' era sua ambição e, paralelamente, sua maldição. Sem perder a pose, se via obrigada a reforçar a pesada maquiagem a cada exibição. O suadouro fazia a máscara entrar em colapso. O personagem precisava ser mantido. Sem a maquiagem, a mulher era uma; com, era outra completamente diferente. Isso afora o fato de ela sofrer para a realização das séries.

A beleza nunca insurgiu com tanta evidência como nos tempos atuais. Estar fora do padrão é sentir-se excluído. Talvez seja essa a razão para tantas pessoas de idade desejarem permanecer jovens. Alguns casos são alarmantes: a cara está tão repuxada que se mostra incapaz de demonstrar sentimentos. Ser bonito está arraigado na sociedade. Para tanto, surgiram nos últimos anos inúmeros tratamentos estéticos que tornaram o corpo humano uma verdadeira massinha de modelar. Muitos têm dificuldade de encontrar a beleza da idade e, menos ainda, aceitar que os anos passem sem que possamos congelá-lo.

Se um estilo ou jeito é imposto, eis o desafio pessoal de cada um. Afinal, interessa o que pensamos ou o que os outros pensam de nós? A beleza, a bem da verdade, está ao alcance de cada um. Não existe regra ou padrão. Não há pessoa feia. Feio é quem se sente infeliz do jeito que é.

Gabriel Bocorny Guidotti

Jornalista e escritor