O que é empresa socialmente responsável?

É imprescindível ressaltar a ética como um pilar da Responsabilidade Social, pois se expressa através de princípios e valores adotados pela organização. Não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa, por um lado pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, por outro lado, desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de Responsabilidade Social, então será mera retórica. Assim, é importante ter coerência entre ação e discurso e a transparência em tudo que se faz. O primeiro passo para implantá-la na empresa é fazer uma auto-avaliação que possa indicar onde é necessário melhorar as suas políticas e práticas e, a partir daí, estabelecer um cronograma de ações que devam ser realizadas. É um processo educativo que evolui com o tempo.

A empresa precisa ter a cultura da Responsabilidade Social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. Porém, se incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, alguns resultados podem ser sentidos, como a valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade. Para as organizações, de um modo geral, permanecer no mercado hoje é o resultado de uma batalha, exigindo a definição de estratégias competitivas capazes de garantir a sua sobrevivência dentro dessa nova realidade.

Neste contexto, como alternativa a essas exigências financeiras, políticas e sociais, as empresas têm discutido e investido muito mais em temas relacionados à ética e à qualidade de vida da comunidade em que estão inseridas. Diante dessas transformações, as empresas socialmente responsáveis estão discutindo ainda, os problemas da interdependência social, estratégia que também tem promovido uma maior exposição na mídia além de agregar valores positivos a sua imagem empresarial.

Portanto, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses de acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos.

Em síntese, uma empresa é socialmente responsável quando assume um compromisso social e ético, buscando a transformação positiva da imagem da empresa para uma sociedade mais justa e igualitária.

Valquiria Melo Souza
Administradora de empresas e assistente social