Trade investirá na maior captação de eventos

Setor busca união para promover o Estado como destino relevante para atividades de interesse profissional

Escrito por Redação ,
Legenda: A existência de importantes centros de eventos no Estado é um dos pontos que favorecem a captação de negócios para o setor
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

O Estado do Ceará é conhecido destino de turismo de lazer. As belezas naturais cearenses, explicitadas pelo litoral paradisíaco, são internacionalmente reverenciadas. Contudo, há um potencial ainda pouco explorado para a realização de eventos que fomentem o turismo. Nesta perspectiva, o setor tem buscado maior união para promover o Ceará como destino para atividades de interesse profissional.

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos Estadual Ceará (Abeoc-CE), por exemplo, diz que a atual fase é a de maior participação dos personagens, de forma a construir uma maior penetração do Estado no cenário nacional, em relação à captação de eventos. "O turismo de negócios e eventos é um setor de grande importância para o crescimento da economia. Ele compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social", diz o Ministério do Turismo.

A presidente da Abeoc-CE, Enid Câmara, aponta que o principal objetivo do setor é se fortalecer para conseguir evoluir. "Devemos buscar o fortalecimento da cadeia produtiva através de ações de captação de eventos, de mídia, divulgação. O setor tem a carência de mostrar à sociedade a dimensão dessa cadeia. Queremos mostrar que evento é mídia, é geração de riqueza, tem impacto no Produto Interno Bruto (PIB), é importante", afirmou.

Enid Câmara foi eleita em março deste ano para presidir a Associação até 2022. Mostrar o poder do setor e contribuir com o fortalecimento da cadeia são as metas para a Abeoc, a princípio, conforme a presidente.

"Nossa cadeia é formada por pequenos e médios empreendedores, tem um impacto gigantesco na economia. É uma cadeia formada por muitos pequenos elos. A gente então precisa unir e capacitar esses elos", definiu.

Segundo Enid Câmara, o governo do Estado tem sido parceiro do setor no sentido de buscar maior atração de mais eventos.

"Temos conversado muito com os ambientes governamentais, que precisamos nos promover lá fora como destino de negócios. E o Ceará tem muita coisa a ser mostrada. Na nossa visão, de toda a cadeia do turismo de negócios, a gente precisa investir mais nessa captação focada, fazer promoção lá fora".

Concorrência

Dentre os pontos fortes, que mais favorecem o Estado do Ceará ante os vizinhos no Nordeste, a infraestrutura é o mais latente. "Temos Centros de Eventos no Cariri, em Sobral, em Fortaleza. Precisamos estar mais aguerridos. O Ceará tem uma ambiência muito competitiva".

Hoje, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará (CS Eventos) irá se reunir na sede da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em Fortaleza. A 58ª Reunião Ordinária da Câmara terá como convidados o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Luiz Gastão Bittencourt e o presidente da Fecomércio-CE, Maurício Filizola. Eles conversarão sobre gestão com o grupo setorial.

Mais informações:

58ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Eventos, hoje (27), às 9h, no auditório da Adece

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.