Segunda residência tem boas perspectivas para o 2º semestre

Aposta de melhoria na economia no segundo semestre impulsiona otimismo do setor com crescimento em vendas

Escrito por Redação ,
Legenda: Wai Wai Cumbuco Eco Residente, condomínio da Magis no Cumbuco, é um dos poucos empreendimentos que ainda estão com unidades à venda na região de Fortaleza, Aquiraz e Caucaia
Foto: FOTO: IRATUÃ FREITAS

O mercado acredita no aquecimento das vendas de imóveis de segunda moradia no segundo semestre. A expectativa é de melhoria na economia e consequente interesse maior na aquisição, em especial, de equipamentos como casas ou apartamentos em condomínios de praia. Para representantes da construção civil e imobiliárias, o segmento é aposta de grande vitrine do Estado nos próximos meses.

O gerente comercial da Magis, Eleno Damasceno, vê uma "melhora substancial" no cenário local no curto prazo. "Agora, na proximidade do fim do primeiro semestre, deu uma aquecida (nas negociações). E o ambiente (de vendas) de segunda moradia se recupera. Com a economia melhor, as pessoas têm condições de comprar um equipamento de praia", apontou.

Conforme o executivo, há otimismo no setor, que retoma, por exemplo, as ações de divulgação dos empreendimentos que já estão à venda. Para exemplificar, ele cita o Wai Wai Cumbuco Eco Residence, condomínio da Magis instalado na Praia de Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

"Participamos de reuniões, acompanhamos os números da construção civil e entendemos que o momento ainda é de cautela, porém de uma certa confiança. Acredito na retomada da economia e do crescimento".

Diferenciais

"Estamos otimistas e investindo para mostrar ao público que existe uma combinação do paraíso local, Cumbuco, que é uma praia internacional, com gastronomia internacional, iguarias regionais. Tem uma vida noturna bacana, tem um lado esportivo muito forte, é atrativo internacionalmente pela velocidade do vento. Temos localização nas proximidades do Porto do Pecém, tudo isso colabora com a localização da praia. E aí, temos um equipamento como o Wai Wai, que em sua concepção de alto padrão, tem um projeto arquitetônico integrado ecologicamente à bela paisagem da região", afirmou.

Conforme dados do Flash Imobiliário, a região de Fortaleza, Aquiraz e Caucaia possui, atualmente, o estoque de 388 unidades de segunda moradia com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 310 milhões. A quantidade é considerada baixa. Em junho do ano passado, eram 420 unidades, ou seja, 7,6% a mais. A cidade de Aquiraz é a que possui maior estoque, com 217 unidades. Até maio deste ano, já foram 47 imóveis vendidos, o maior número, com destaque para o Porto das Dunas.

'Boom'

O sócio-diretor executivo da Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra, explica que os números apontam para uma tendência forte de "boom" no setor nos próximos meses. "Acredito que, a partir do fim deste ano, novos lançamentos virão, pois o estoque está baixo, e esse mercado poderá virar a vedete, a grande vitrine do mercado imobiliário do Ceará para o Brasil, com imóveis de praia, de veraneio. A minha opinião é que esse será o primeiro grande setor do mercado que dará uma guinada muito positiva. Com a melhora da economia, o Ceará vai 'bombar'", avaliou.

Incremento

A chegada das companhias aéreas estrangeiras, na visão de Bezerra, é o grande diferencial do Estado neste quesito de atração de investimentos. "O Ceará se tornou o hub aéreo do Nordeste. Tem o hub da Air France-KLM/Gol. Vem aí Copa Air Lines, Air Europa e outras companhias. A Fraport, assumiu o Aeroporto (de Fortaleza) e está com ampliação em andamento. Todo esse movimento incrementa o setor imobiliário voltado para segunda moradia. Quem vem de fora não quer imóveis residenciais, quer segunda moradia", disse.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.