UFC e Fiec assinam convênio para construir foguete espacial

Parceria, inédita no Brasil, prevê fabricação das peças e montagem do equipamento

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O Ceará enviará um foguete para o espaço. O equipamento será produzido através de uma parceria inédita no Brasil, entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A "Missão Dragão do Mar", terá o termo oficial de parceria assinado na manhã desta terça-feira (18).

O convênio prevê a construção de um foguete de propulsão híbrida denominado HERMES-1, que deverá ser lançado no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN). 

Os alunos dos cursos técnicos em mecânica, automação, mecatrônica e soldagem do Senai Ceará, sob a supervisão dos professores e especialistas técnicos da instituição, executarão e construirão colaborativamente todas as peças para compor o foguete. A UFC, através do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe), coordenado pelo professor Claus Wehmann, ficará responsável por todo o desenvolvimento de pesquisa e engenharia. 

O objetivo, segundo as instituições, é "desenvolver habilidades nos alunos participantes, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho". Os estudantes estarão envolvidos em todas as etapas do projeto, desde a concepção até o lançamento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.