Setores que pagam pouco imposto deve aumentar os pagamentos, diz Guardia

Documento da Fazenda mostra que não é possível passar de um déficit primário em torno de 2% do PIB apenas com o corte de despesas

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, negou na manhã desta terça-feira (11) que a pasta teria recomendado aumento da carga tributária à equipe de transição de governo, enfatizando que a ideia não é elevar impostos para a população em geral. Em entrevista ao Jornal da CBN Primeira Edição, o ministro lembrou que a carga tributária no Brasil cresceu e é muito elevada - e defendeu que alguns setores, beneficiados anteriormente com isenções, voltem a pagar. 

"Para ter uma carga melhor distribuída alguns setores que pagam pouco imposto deveriam voltar a pagar", disse o ministro, para quem o ajuste vai exigir que subsídios e incentivos fiscais concedidos a alguns setores da economia sejam revistos. Segundo Guardia, alguns setores da economia brasileira estão pagando menos impostos do que deveriam pagar. 

Reportagem publicada na edição desta terça do jornal do Valor Econômico diz que em documento enviado à equipe de transição, a Fazenda mostra que não é possível passar de um déficit primário em torno de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), previsto para este ano, para um superávit que estabilize a dívida pública, apenas com o corte de despesas. 

A Fazenda, diz o texto, sugere a adoção de medidas que elevam a receita da União, ou seja, o aumento da carga tributária.

À CBN, o ministro voltou a dizer que é preciso atacar o crescimento das despesas. "É possível o ajuste focado nas despesas", afirmou. "Isso não significa que não haja parte da nossa carga tributária que precisa de ajuste", ponderou Guardia, enfatizando que o documento enviado à equipe de transição do novo governo é bastante claro de que o ajuste fiscal tem que ser feito pelo lado do corte dos gastos. 

"Sempre defendemos que o ajuste fiscal seria pelo lado do corte das despesas", afirmou. "Não haverá aumento de impostos para as pessoas que estão nos ouvindo", esclareceu Guardia ao se dirigir aos ouvintes. 

Ainda de acordo com o ministro, ao se atacar os gastos será evitado aumento de impostos. "Nossa mensagem é a mensagem de foco no gasto e não na tributação", afirmou o ministro, acrescentando que o documento é claro e que nele não há recomendação ao aumento de impostos. "O Estudo enviado à equipe de transição fala que problema fiscal é aumento da despesa e que para melhor distribuir a carga é preciso que todos os setores tenham uma carga igual", disse. 

Neste sentido, de acordo com o ministro, é preciso ser feita uma a avaliação sobre o custo-benefício dos incentivos dados. Para carga melhor distribuída, setores que pagam pouco imposto deveriam voltar a pagar", disse Guardia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados