Previsão para a safra de grãos do Ceará cai 1,07% em setembro

O principal motivo para o recuo é a questão hídrica, com a irregularidade das chuvas e dificuldade na irrigação por conta da situação difícil dos reservatórios

Escrito por Redação ,

A previsão para a safra de grãos a ser colhida no Ceará este ano foi reduzida em 1,07%, passando de 661,5 toneladas em agosto para 654,4 toneladas em setembro, segundo o  Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quinta-feira (11).

O principal motivo para o recuo é a questão hídrica, com a irregularidade das chuvas e dificuldade na irrigação por conta da situação difícil dos reservatórios. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Cogerh apresentados no relatório indicam que até o dia 26 de setembro as chuvas não recarregaram substancialmente os reservatórios. Em todo o estado do Ceará, o armazenamento de água era de apenas 13,6% do volume total.

Dos 13 produtos classificados no grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas, somente a fava e o feijão de corda de 1ª safra apresentaram elevação na expectativa de produção. No caso da fava, a retificação do rendimento, bom preço do produto e as boas chuvas em Tianguá foram as causas para o acréscimo. Já o feijão de corda também teve seus rendimentos atualizados bem como o aumento das áreas de plantio devido as boas chuvas em Pacajus.

Em contrapartida, seis itens apresentaram redução na previsão de colheita pela questão hídrica já apresentada. Entre eles estão o arroz de sequeiro, arroz irrigado, feijão de corda 2ª safra, milho de sequeiro, algodão herbáceo de sequeiro e mamona.

Apesar da redução entre um mês e outro, ao comparar o primeiro prognóstico divulgado em janeiro com o mais recente, houve um incremento na expectativa de produção de 32,95%, ao passar de 492,6 toneladas para os atuais 654,4 toneladas. Em relação ao obtido durante o ano de 2017 (531,6 toneladas), também foi observado um avanço de 23,08%

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados