Porto de Roterdã e Governo do Estado oficializam gestão compartilhada

O equipamento holandês fará parte do controle conjunto das decisões estratégicas e terá posições na Diretoria Executiva, no Conselho Fiscal e no nível gerencial das operações

Escrito por Redação ,

O Porto de Roterdã, na Holanda, celebra hoje (19) a gestão compartilhada do Porto do Pecém nesta sexta-feira (19) junto ao Governo do Estado no Palácio da Abolição. "Trata-se de um marco para o desenvolvimento do complexo, bem como para o desenvolvimento do Estado", diz nota do Governo do Estado. O contrato que oficializa a parceria deve ser assinado em novembro deste ano.

O equipamento holandês fará parte do controle conjunto das decisões estratégicas e terá posições na Diretoria Executiva, no Conselho Fiscal e no nível gerencial das operações. O Estado segue como acionista majoritário na CIPP S.A.

"A operação não envolve a venda de ativos e o Estado manterá o controle e propriedade ou posse de todos os seus ativos", diz ainda o governo, em nota.

Para o governador Camilo Santana, a parceria possibilitará futuros investimentos em infraestrutura. "Nós consolidamos um projeto que é uma realidade para os cearenses, que é a trinca de hub de telecomunicações, com os cabos de fibra ótica da Angola Cables conectando o Ceará ao mundo via digital; o hub aéreo da Air France/KLM/Gol, que tornou o Estado a porta de entrada do Brasil; e agora o hub portuário; trazendo uma expertise de 600 anos em logística e negócios do Porto de Roterdã para o CIPP".

Ricardo Parente, presidente da Associação de Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), avalia que o Porto de Roterdã é referencia mundial em operação portuária e que a parceria é positiva para o Ceará e para o País. "Vai agregar melhorias práticas institucionais, administrativas e operacionais, trazendo geração de emprego e renda, além de novos negócios".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados