Pesquisa aponta crescimento do pessimismo de especialistas em relação à economia

Índice de expectativas reuniu opinião de 136 economistas

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Os economistas cearenses estão mais pessimistas quanto à economia do Estado no bimestre maio-junho. A constatação foi divulgada nesta sexta-feira (29), pelo Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa foi realizada pela Fecomércio e o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), reunindo as expectativas de 136 especialistas

A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Conforme o estudo, o índice geral atingiu 97,1 pontos, um aumento de 13,4% no pessimismo em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa mostra redução de 5,6% no otimismo dos analistas. A percepção pessimista sobre o desempenho presente das variáveis registrou aumento expressivo de 17,8% ante a pesquisa anterior.

Os analistas mostraram pessimismo em quatro variáveis: taxa de inflação (91,6 pontos), salários reais (72,3 pontos), gastos públicos (59,2 pontos) e taxa de câmbio (37,8 pontos), que apresentou a menor pontuação entre as nove variáveis.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.